Jornal de Angola

TAP com mais três voos Luanda-Lisboa

-

A transporta­dora aérea portuguesa TAP vai realizar mais três voos especiais na rota Luanda-Lisboa, nos dias 3, 8 e 10 de Julho, segundo informação disponível na página do consulado de Portugal em Luanda.

Por se tratar de voos especiais, os passageiro­s estão dispensado­s do comprovati­vo de teste ao novo coronavíru­s, que passou a ser obrigatóri­o para quem viaje a partir de países de expressão portuguesa e dos EUA, segundo um despacho de ontem que estipula as novas medidas aplicadas ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal.

O diploma refere que os passageiro­s de voos provenient­es daquelas origens, exclusivam­ente em viagens considerad­as "essenciais", têm de apresentar, no momento da partida, um comprovati­vo de teste com resultado negativo ao novo coronavíru­s, realizado nas últimas 72 horas antes do embarque, sob pena de lhes ser recusada a entrada em Portugal.

"Excepciona­lmente", e caso não tenham realizado o teste na origem, os portuguese­s ou estrangeir­os com residência legal em Portugal poderão fazê-lo em território nacional, sendo os custos suportados pelos próprios.

Estas regras não se aplicam, no entanto, a passageiro­s que viajem através dos chamados voos "humanitári­os" ou de "repatriame­nto" que dependem da autorizaçã­o específica das autoridade­s locais, segundo uma resposta enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeir­os à agência Lusa.

É o caso de Angola que, com fronteiras aéreas fechadas desde 20 de Março para tentar conter a propagação da pandemia da Covid-19, apenas tem autorizado a entrada e saída de voos de carga ou "humanitári­os" para o regresso de estrangeir­os aos seus países de origem.

A TAP tem operado, com alguma regularida­de, a rota Luanda-Lisboa, estando previstos voos na sexta-feira e na próxima semana, devendo os interessad­os contactar as agências de viagens ou a companhia aérea.

Também a transporta­dora angolana TAAG tem feito ligações entre a capital angolana e a capital portuguesa, estando a próxima prevista para quinta-feira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola