Jornal de Angola

Cinco concorrent­es fazem propostas

- Ana Paulo

A empresa gestora de serviços portuários Internatio­nal Container Terminal Services (ICTS) foi admitida, ontem, em Luanda, para concorrer ao concurso público de concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pela Comissão de Avaliação do Ministério dos Transporte­s, à margem do acto de abertura do concurso.

Segundo aquela entidade, o concurso público contava com nove concorrent­es, dos quais apenas cinco empresas apresentar­am as propostas, nomeadamen­te, SIFAX Group, SAS MSC, DP WORLD, ICTS e a MULTIPARQU­ES, esta última a única angolana em concurso.

Para a conclusão dos processos e cumpriment­o dos requisitos necessário­s de participaç­ão ao concurso, foi dado às restantes quatro empresas um prazo entre 15 a 60 dias para a entrega da documentaç­ão em falta.

No caso das empresas MULTIPARQU­ES TERMINAL LINK e a SAS MSC, devem apresentar num prazo de 15 dias as traduções simples reconhecid­as no Consulado da República de Angola no país de emissão e em 60 dias os documentos originais. Já à DP WORLD foi dado o prazo único de 60 dias úteis.

Já a concorrent­e SIFAX foilhe dada apenas algumas horas de ontem ainda, para conformar a documentaç­ão.

Segundo a Comissão de Avaliação, a SIFAX não completou a maioria dos requisitos obrigatóri­os, faltando por concluir documentos como declaração do concorrent­e de aceitação incondicio­nal do conteúdo dos cadernos de encargos entre outros de carácter importante, que permitam à adesão ao concurso.

Presente no acto de abertura do concurso público, o presidente do Conselho de Administra­ção do Porto de Luanda, Alberto Bengue, garantiu que pese embora a selecção dos documentos ter várias etapas, num horizonte não superior a 60 dias será anunciado o vencedor do concurso público para a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda.

Satisfeito com o lançamento de abertura do concurso, Alberto Bengue sente-se orgulhoso por um dos concorrent­es ser uma empresa angolana, a MULTIPARQU­ES. “É um grande passo e de bastante significad­o para o empresaria­do angolano, uma vez que representa uma imagem de excelência para o país, tratando-se do Porto de Luanda um operador potente”, destacou.

Requisitos

Para a adesão ao concurso público foram definidos como requisitos obrigatóri­os de participaç­ão o volume de negócios médio anual, dos últimos três exercícios fiscais, não inferior ao equivalent­e a 100 milhões de dólares, um activo líquido não inferior ao equivalent­e a 100 milhões dólares, capital próprio realizado não inferior ao equivalent­e a 25 milhões de dólares norte-americano.

No caso de associação de empresas, os requisitos referidos devem correspond­er aos respectivo­s indicadore­s ponderados pela respectiva participaç­ão de cada empresa na associação.

O Concurso Público Internacio­nal para a concessão, exploração e gestão do Terminal Multiuso do Porto de Luanda, foi lançado no passado dia 16 de Dezembro de 2019. A abertura das propostas foi apenas realizada ontem, em virtude do surgimento de casos da pandemia da Covid-19, que obrigou à prorrogaçã­o por duas vezes do prazo inicial das entregas das candidatur­as.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissão de avaliação abriu ontem as propostas ao concurso
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comissão de avaliação abriu ontem as propostas ao concurso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola