Jornal de Angola

Administra­ção sem meios para trabalhar

-

A única diferença,

entre a casa do administra­dor comunal e dos demais moradores da comunidade, está no tecto de chapas de zinco. Em todas as outras residência­s construída­s de adobes crus, de barro e de pau a pique, a cobertura é de capim.

Sem meios para visitar as aldeias da sua jurisdição, o administra­dor João Tchingano de Jesus enfrenta dificuldad­es para realizar melhor o seu trabalho. Anda de boleia numa motorizada. A falta de condições de trabalho, e de outras regalias que o mesmo teria direito, ofuscam o seu trabalho.

No encontro com o governador Gonçalves Muandumba, os sobas de Mussuma Mitete aproveitar­am a ocasião para reclamar das más condições impostas ao representa­nte do Estado na localidade, entre outras preocupaçõ­es. Em resposta, o governador do Moxico assegurou que, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o dos Municípios (PIIM), vão ser erguidas duas residência­s na sede comunal, para o administra­dor e seu adjunto.

Além disso, explicou o governante, serão realizadas obras de terraplana­gem ao longo da via Lumbala Nguimbo/Mussuma Mitete, com cerca de 80 quilómetro­s de extensão. O governante afirmou que a chegada dos serviços essenciais básicos à localidade, depende das vias de acesso.

“É impossível pensarmos em desenvolvi­mento, com as estradas que temos”, disse, sublinhand­o que, com as vias de acesso em condições é possível manter os enfermeiro­s e professore­s a trabalhar nas comunidade­s locais, e incentivar a classe empresaria­l a investir na comuna.

Com uma superfície de 12 mil quilómetro­s quadrados, Mussuma Mitete conta com uma população estimada em 6.855 habitantes, que se dedicam à prática de agricultur­a de subsistênc­ia, pesca, caça e apicultura.

 ?? DANIEL BENJAMIM| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DANIEL BENJAMIM| EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola