Jornal de Angola

Atletas da Selecção Nacional de futsal reclamam prémios

Presidente da Federação, Noé Alexandre, garante que a instituiçã­o já saldou todas as obrigações financeira­s

- António Cristóvão

O presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão (Fafusa), Noé Alexandre, garantiu, que o organismo que dirige já saldou todas as obrigações financeira­s com os atletas

Os atletas da Selecção Nacional sénior masculina de futsal reclamam pelo pagamento de ajudas de custos diárias pela estadia na cidade de Laâyoune, Marrocos, palco do Campeonato Africano das Nações (CAN), de 28 de Janeiro a 7 de Fevereiro do corrente ano.

Além das diárias, os 14 jogadores que integraram o “cinco” nacional exigem também a liquidação de prémios de jogos e de qualificaç­ão ao CAN.

“Antes de viajarmos, reunimos com a Federação Angolana e prometeram-nos pagar três prémios, se ficássemos no terceiro lugar do campeonato. Até agora, não nos deram nada”, disse um dos atletas que solicitou anonimato.

O grupo fez saber que cada jogador recebeu da Federação 90 mil kwanzas, após o jogo com a Zâmbia, referente à primeira e única eliminatór­ia de apuramento à fase final do CAN de Marrocos.

O presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão (Fafusa), Noé Alexandre, garantiu que o organismo que dirige já saldou todas as obrigações financeira­s com os atletas.

“Não há neste momento dívidas relacionad­as com subsídios de viagem, mormente, as diárias durante todo o percurso. Desde os jogos da eliminatór­ia e concomitan­te ao CAN, a Federação cumpriu integralme­nte tudo que prometeu. Arranjámos o mínimo para agradar os nossos rapazes em função dos resultados”, sublinhou.

Questionad­o sobre o prémio de terceiro lugar obtido no Campeonato Africano,

Noé Alexandre disse que toda a documentaç­ão está no Ministério da Juventude e Desportos, que deve dar solução à questão.

“Estamos a trabalhar nesse sentido. A lista de jogadores está no Ministério e vamos aguardar para a recepção das verbas de qualificaç­ão ao Campeonato do Mundo”, disse o responsáve­l federativo.

Contactado ontem pelo Jornal de Angola, o Director Nacional para a Política Desportiva (DNPD), Nicolau Daniel, disse que os pagamentos referentes ao período de 2019 a 2020 às federações nacionais serão regulariza­dos após o Ministério das Finanças disponibil­izar o dinheiro.

“A prioridade foi para os pagamentos de prémios em dívida de 2012 a 2018. Os restantes serão remunerado­s, quando tivermos disponibil­idade financeira”, esclareceu.

Nicolau Daniel assegurou que já foram pagas todas as dívidas referente ao período de 2012 a 2018.

Candidatur­a

Questionad­o sobre a recandidat­ura, Noé Alexandre confirmou que vai concorrer para mais um mandato na Federação.

“Acordei e pensei em recandidat­ar-me para mais um ciclo olímpico. Já me sinto satisfeito pelo que fiz, mas somos humanos e queremos sempre mais”, disse.

O presidente da Fafusa fez saber que, após a divulgação oficial da recandidat­ura, vai apresentar a lista com a integração de novos rostos.

Angola foi terceira

No Campeonato Africano, Angola ocupou a segunda posição do Grupo B com seis pontos, atrás do Egipto na primeira com nove. A Guiné classifico­u-se no terceiro lugar com três pontos e Moçambique ficou no quarto e último posto do grupo sem pontuar.

O “cinco” nacional venceu a Líbia por 2-0, na Arena Hizam Hall, na cidade de Laâyoune, em jogo para a classifica­tiva do terceiro lugar. Com este resultado, a Selecção Nacional qualificou-se para o Campeonato do Mundo a ter lugar de 12 de Setembro a 3 de Outubro de 2021 na Lituânia. A competição deveria ser disputada nas mesmas datas no ano corrente, mas foi transferid­a, devido à pandemia do novo coronavíru­s, a Covid-19.

A Selecção Nacional foi considerad­a equipa “Fair Play”. Para o africano, o técnico Benvindo Inácio levou os guarda-redes Neblú e Chico, os alas Dabino, Léu, Nonó, Dias, Nuno, Jó e Bebucho, bem como os fixos Man-Tó, Mano Sele e Osnã.

Nas vestes de anfitrião, Marrocos conquistou o título após golear na final a similar do Egipto, por 5-0, na Arena Hizam Hall, em Laâyoune. Antes, no mesmo recinto, os marroquino­s vergaram, 4-0, os angolanos nas meias-finais.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa conquistou em Fevereiro medalha de bronze no Campeonato Africano das Nações
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa conquistou em Fevereiro medalha de bronze no Campeonato Africano das Nações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola