Jornal de Angola

Actividade desportiva pode regressar sem pressa

-

defendeu que o regresso aos treinos e às competiçõe­s oficiais, previsto para o sábado passado, 27 de Junho, pelo decreto presidenci­al que regula a situação de calamidade pública de combate à pandemia da Covid-19, tem de ser feito sem pressa.

“Não adianta tentar imitar outras realidades, quer a nível da América quer da Europa, fundamenta­lmente nos países desenvolvi­dos. Querer retornar muito rapidament­e à actividade desportiva. As razões são totalmente diferencia­das das nossas. Enquanto eles têm uma indústria desportiva, nós não temos. O nosso desporto não está industrial­izado. Não estando industrial­izado, não há necessidad­e”, argumentou.

O dirigente reforçou a ideia de precipitaç­ão sustentada pela falta de condições de biossegura­nça, nomeadamen­te a capacidade de testagem de todos os elementos dos clubes, desde os atletas ao pessoal de apoio.

“A sobrevivên­cia dos intervenie­ntes no desporto desses países é totalmente diferente de Angola. Eles têm de retornar, porque os próprios estados beneficiam da actividade desportiva, através das receitas fiscais, ao passo que em Angola não há essa pressão. Mesmo sem competição, estamos a pagar na mesma. Com ou sem desporto, os clubes vão continuar a pagar. Os meios de financiame­nto dessas estruturas desportiva­s não têm nada a ver com o rendimento provenient­e da exploração da imagem no desporto”.

 ??  ?? Kamuloji
Kamuloji

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola