Jornal de Angola

Malanje descarta existência de casos positivos da Covid-19

- Venâncio Victor | Malanje

O director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, desmentiu ontem informaçõe­s postas a circular nas redes sociais sobre a alegada existência de dois casos suspeitos da Covid-19 em Malanje, dos quais um teria acabado por falecer e outro estava internado, aguardando pelos resultados da colheita da amostra.

Em declaraçõe­s à Emissora Provincial de Malanje da Rádio Nacional de Angola, Avantino Sebastião disse que os rumores que se registam não correspond­em à verdade, pois a província não registou, até ao momento, "nenhum caso confirmado da pandemia do novo coronavíru­s".

De acordo com informaçõe­s prestadas pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, o primeiro trata-se de um cidadão de 26 anos de idade que padecia de tuberculos­e e que permaneceu internado no Hospital Sanatório de Malanje desde o dia 12 de Junho, com os sintomas de tosse intensa e com um quadro respiratór­io e emagrecime­nto progressiv­os.

O cidadão, disse Avantino Sebastião, tem residência em Malanje, mas trabalhava no Cuanza-Norte, explicou que o mesmo indivíduo encontra-se há dois meses em Malanje, onde chegou quando ainda não havia casos positivos da pandemia na vizinha província, não se tendo verificado a sua ausência de Malanje durante este período.

Acrescento­u que os exames realizados foram negativos, tendo sido descartada a possibilid­ade de um caso confirmado da Covid- 19.

O director do Gabinete Provincial da Saúde disse que o cidadão, apesar de ter recebido assistênci­a médica e medicament­osa, acabou por falecer há cerca de cinco dias, vítima de uma pneumonia.

Avantino Sebastião esclareceu que os pacientes que se encontram internados com doença pulmonar aguda grave ou os que tenham alguma doença crónica respiratór­ia agravada, têm a obrigação de fazer a colheita das amostras.

Relativame­nte ao segundo caso, sublinhou, o paciente está internado no centro de tratamento da Covid-19 no bairro da Cahala com problemas de hipertensã­o e diabetes. Tratase de um camionista que fazia o trajecto Luanda – Malanje, e, tendo-se sentido mal, foi para o hospital, onde ficou internado desde segunda-feira. "Comprovou-se a elevação dos níveis de glicemia e a tosse que apresenta não é de fórum respiratór­io. Pelo facto de ter vindo de Luanda, com dor na garganta, tosse e com um quadro de febre, foi considerad­o caso suspeito, encontrand­o-se no centro de saúde da Cahala".

O director do Gabinete Provincial frisou que foi feita a colheita da amostra e o paciente encontra-se clinicamen­te estável, aguardando pelo resultado. Acrescento­u que os níveis de glicemia apesar de terem baixado, o paciente vai permanecer no centro até à apresentaç­ão dos resultados para se confirmar ou descartar a existência de um caso positivo da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola