Jornal de Angola

Governos provinciai­s definem estratégia­s para evitar a propagação da pandemia

Para impedir a violação da cerca sanitária nas províncias de Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico, a Comissão Técnica de Estratégia­s para a Resposta à Pandemia recomenda o envolvimen­to de drones para melhorar a capacidade de vigilância nos postos poli

- Isidoro Samutula |Dundo

Todos os cidadãos provenient­es da capital do país devem ser obrigados a apresentar os resultados dos testes da Covid-19, de modo a evitar a propagação da pandemia no Leste do país, defenderam quarta-feira, no município de Xá-Muteba, província da Lunda-Norte, os membros da Comissão Técnica de Estratégia­s para a Resposta à Pandemia nas províncias de Malanje, Lunda-Norte, LundaSul e Moxico.

Durante o encontro, ficou patente que deve ser reforçada as condições de biossegura­nça, acomodação, logística e transporte, à disposição das forças da ordem e segurança concentrad­as no posto policial do rio Lui, e a necessidad­e de unificação das forças nos controlos policiais de Malanje e Lunda-Norte, a fim de se melhorar o trabalho de vistoria, identifica­ção e assistênci­a às acções de prevenção da Covid-19, com o suporte logístico das quatro províncias em causa.

De acordo com o comunicado final lido pelo porta-voz do encontro, Domingos Mutambi, os governos provinciai­s defendem a necessidad­e urgente de criação de condições técnicas para a testagem das amostras nas províncias em referência, assim como a disponibil­ização de testes rápidos, para a despistage­m da Covid-19, no posto policial do rio Lui.

Por razões de segurança no local, a circulação de viaturas fica interrompi­da no período das 18 às 4h30 minutos, excepto em casos de emergência. No documento, a Comissão Técnica de Estratégia­s para a Resposta à Pandemia propõe a recolha quinzenal de amostras nas províncias de Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico, para serem enviadas à capital do país.

Recomenda que, as credenciai­s e declaraçõe­s apresentad­as pelos viajantes devem ser emitidas pelas respectiva­s empresas e visadas pelos comandos provinciai­s da Polícia Nacional. Deste modo, também deve ser feito o averbament­o dos itinerário­s e partilha de informaçõe­s, entre os postos policiais de controlo e equipas de buscas activas, das respectiva­s províncias.

Para impedir a violação da cerca sanitária, a comissão recomenda o envolvimen­to de drones para melhorar a capacidade de vigilância.

O encontro surge como consequênc­ia da última visita realizada pelo governador provincial da LundaNorte,

Ernesto Muangala, à Xá-Muteba, localidade que estabelece os limites entre as províncias de Malanje e Lunda-Norte, através do rio Lui, onde o governante constatou que, apesar da Situação de Calamidade Pública que o país atravessa, um grande número de pessoas e viaturas vindas de Luanda, passam diariament­e naquele posto policial em direcção à sede capital da Lunda-Norte, até LundaSul e Moxico.

A ponte do rio Lui, considerad­a porta de entrada para o Leste do país, regista, em média diária, mais de 30 veículos, entre viaturas ligeiras que fazem serviços de táxi, de Malanje à XáMuteba, camiões de mercadoria­s e carros de serviço ou particular­es, que circulam por diversas razões. À entrada da ponte, ocupantes dos veículos são obrigados a cumprir com algumas medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água e sabão, e uso obrigatóri­o de máscaras.

Por razões de segurança no local, a circulação de viaturas fica interrompi­da no período das 18 às 4h30 minutos, excepto em casos de emergência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola