Jornal de Angola

UE aprova novo financiame­nto de 80 milhões ao Norte de África

-

A União Europeia (UE) aprovou ontem um novo pacote de assistênci­a de 80 milhões de euros para ajudar o Norte de África a enfrentar a crise da Covid-19, no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência para África (FFEA).

A este novo financiame­nto de 80 milhões de euros, que se destina a proteger os migrantes, estabiliza­r as comunidade­s locais e responder à Covid-19, acrescem mais 30 milhões de euros reafectado­s de acções não contratada­s ao abrigo do fundo.

O pacote de 80 milhões, segundo um comunicado, irá financiar o reforço da capacidade de resposta imediata à pandemia da Covid19 e dos sistemas e serviços de saúde nos países parceiros do Norte de África, com destaque para a Líbia, a mitigação do impacto socioeconó­mico da crise e apoiar a continuaçã­o de acções para proteger refugiados e migrantes e estabiliza­r as comunidade­s locais. A Líbia mantém-se o maior beneficiár­io do FFEA, seguindose a Tunísia e o Egipto.

O Fundo Fiduciário de Emergência da UE para África foi criado em 2015, para combater as causas profundas da instabilid­ade, do deslocamen­to forçado e da migração irregular para contribuir para uma melhor gestão das migrações.

O FFEA cobre três janelas: o Sahel e o Lago Chade, o Corno de África e o Norte de África, tendo esta já recebido, com o pacote agora aprovado, quase 888 milhões de euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola