Jornal de Angola

Livres ou nem por isso ...

-

que tiveram o pico de casos em Abril e que pensavam já se ter visto livres do vírus, mas passaram a registar novos casos, depois do desconfina­mento. São os exemplos da Coreia do Sul, Austrália, Vietname ou Nova Zelândia. O conjunto de ilhas no remoto Pacífico pode isolar-se facilmente e combater o vírus. O Governo de Jacinda Ardern foi amplamente elogiado pela resposta agressiva, que levou a um período de 24 dias sem novos casos. Isso terminou quando os seus cidadãos começaram a regressar do exterior, tendo sido necessário decretar outras medidas para monitorar as pessoas à chegada à Nova Zelândia, por exemplo. Mas, em vez de isso ser um rude golpe nas esperanças neozelande­sas de se tornarem livres de Covid, muitos especialis­tas vêem-no como evidência de um sistema de vigilância que geralmente funciona de maneira eficaz.

Já o Vietname garante não ter tido nenhuma morte por Covid-19 graças a um bloqueio rápido e rigorosos controlos de fronteira. Da mesma forma, a Coreia do Sul é elogiada pelo uso de tecnologia e rastreamen­to de contactos para reduzir o número de casos. O país tem registado novos focos, culpa de ajuntament­os em bares e discotecas em Seul, mas “nada preocupant­e”, segundo as autoridade­s. Apesar disso, o presidente da Câmara de Seul já avisou que, se os novos casos ultrapassa­rem os 30 durante três dias, as medidas de distanciam­ento social serão reimpostas. Uma resposta demasiado rígida, segundo alguns cidadãos, tendo em conta que há países onde há cerca de mil casos por dia, como é o caso do Reino Unido.

Israel também desconfino­u e voltou a ter novos surtos, com origem em bares e festa. Segundo o jornal Times of Israel, o Governo pondera introduzir medidas de rastreamen­to através da geolocaliz­ação de telemóveis, um programa utilizado pelo Shin Bet, serviços de segurança internos israelitas, em operações de contra-terrorismo.

 ??  ?? Há países
Há países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola