Jornal de Angola

Ministro do Interior prepara candidatur­a

-

O ministro nigerino do Interior, Mohamed Bazoum, do partido no poder, demitiuse, ontem, para preparar a eleição presidenci­al prevista para este ano, tendo sido substituíd­o por Alkache Alhada, refere um comunicado citado pela televisão pública.

“A saída do Governo visa preparar com calma a eleição presidenci­al, como candidato do partido no poder”, disse à AFP um dos colaborado­res.

De 60 anos, Bazoum, “chave mestra” dos dois mandatos do Presidente Mahamadou Issoufou, eleito em 2011 e reeleito em 2016, foi confirmado, em Março de 2019, como candidato do Partido Nigerino para a Democracia e o Socialismo (PNDS) para as eleições presidenci­ais, cuja primeira volta decorrerá a 27 de Dezembro.

Ministro do Interior desde 2016, Bazoum, que também foi ministro dos Negócios Estrangeir­os, é considerad­o dos homens mais poderosos do país, desde a ascensão do actual Chefe de Estado, em fim do segundo e último mandato, conforme reza a Constituiç­ão.

O pleito terá, ainda, como candidatos Hama Amadou, do Movimento Democrátic­o Nigerino, Seïni Oumarou,do Movimento para a Sociedade de Desenvolvi­mento e Mahamane Ousmane, antigo Presidente da República, entre 1993 e 1996.

O antigo chefe da diplomacia, Ibrahim Yacouba, e o general Salou Djibo, exchefe da Junta Militar, de Fevereiro de 2010 a 2011, que se candidata, pela primeira vez a uma eleição presidenci­al, sob a insígnia do partido Paz, Justiça, Progresso, anunciaram também as candidatur­as, segundo a AFP.

 ?? DR ?? Mohamed Bazoum concorre ao pleito de Dezembro
DR Mohamed Bazoum concorre ao pleito de Dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola