Jornal de Angola

Amigos do Catambor dão ajuda a famílias carentes

- César Esteves

Os moradores do bairro Catambor, no Distrito Urbano da Maianga, em Luanda, decidiram unir-se e ajudar as famílias mais carentes da zona.

Através de um grupo denominado "Amigos Solidários", formado por naturais e amigos da zona, os membros desdobram-se para identifica­r famílias que, com o surgimento da pandemia, perderam a capacidade de se auto-sustentar, a fim de serem ajudadas.

A ideia para a criação do grupo solidário surgiu do morador Dornel António, também conhecido por "Naninho Fashion". Ao aperceber-se da existência de uma família, naquela comunidade, que enfrentava muitas necessidad­es, mobilizou outros no sentido de se fazer alguma coisa. “A informação tocou o coração de todos”.

Dornel António, que se dedica à realização de actividade­s culturais, adiantou ao Jornal de Angola que o método aprovado pelos moradores, para ajudar aquela família, foi a contribuiç­ão monetária, sem estabelece­r qualquer cifra.

“De forma surpreende­nte, os moradores contribuír­am, em massa, tendo o valor total ultrapassa­do os 240 mil kwanzas”, realçou o autor da iniciativa, acrescenta­ndo que houve quem tivesse contribuíd­o com cestas básicas.

Com o valor arrecadado, comprou-se vários bens de primeira necessidad­e, que foram entregues àquela família. “Entregámos também uma parte do valor, para aquelas situações pontuais”.

Comovida com a iniciativa dos moradores, Josefina Gomes, membro da família ajudada, agradeceu o gesto. “Que Deus vos abençoe pelo que acabaram de fazer”, revelou aos prantos.

Outras famílias que se encontram na mesma condição, também solicitara­m ajuda aos “Amigos Solidários”. O porta-voz do grupo disse estar a decorrer mais uma recolha de valores, para ajudar essas famílias.

“Conseguimo­s arrecadar já, mais de 190 mil kwanzas”, aclarou, tendo acrescenta­do que “muita gente que já não reside no Catambor, há muitos anos, também está a contribuir para a causa”.

Um natural do Catambor, residente no Brasil, enviou um montante equivalent­e a 70 mil kwanzas. “Ele ficou muito comovido com a situação dessas famílias”.

 ?? DR ?? Amigos Solidários posaram com uma família beneficiad­a
DR Amigos Solidários posaram com uma família beneficiad­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola