Jornal de Angola

Fábrica de enchidos baixa produção

- António Eugénio

A fábrica de carnes Valinho com uma capacidade instalada de 40 toneladas por dia está a produzir 8 toneladas contra as 12 registada na fase anterior ao primeiro trimestre deste ano.

Em consequênc­ia da redução produtiva, a unidade, virada à produção de enchidos e outros derivados de carne como fiambre de perú, chouriço e mortadela, registou desde Março deste ano, uma baixa de 30 por cento na facturação.

O director geral da unidade produtiva, Nelson Abreu. disse ao Jornal de Angola que apesar dos efeitos negativos da economia mantêm os 150 trabalhado­res para assegurar a produção.

A fonte acrescento­u que os impostos aplicados estão a agravar os níveis de produção, aliado à desvaloriz­ação do kwanza face o dólar. Avançou que por causa deste factor foram feitos alguns pequenos reajustes na cadeia de abastecime­nto, nomeadamen­te, no que toca a incorporar possíveis atrasos na importação de matéria-prima ou subsidiári­as. O gestor enaltece às medidas tomadas pelo Governo ligadas ao processo produtivo, para reduzir à importação e valorizar a produção interna.

Segundo a fonte, todas as contribuiç­ões para facilitar o desenvolvi­mento de negócios, novos e actuais, principalm­ente no combate à corrupção e eliminação de burocracia, são oportunas.

Reflectiu sobre a questão que tem a ver com a diminuição do peso intervençã­o do Estado na economia e vê na diversific­ação económica como factor importante para o cresciment­o.

A aposta na produção interna, de acordo com Nelson Abreu, vai evitar que Angola deixe de depender excessivam­ente do petróleo para desenvolve­r a economia. O investimen­to do início da Carlos Valinho, a mais de 12 anos, custou mais de 20 milhões de dólares.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola