Jornal de Angola

Eduardo Vueza vence prémio de arte ecológica

-

Eduardo Vueza, com a peça “Do Lixo ao Luxo”, venceu a primeira edição do concurso “Don’t Waste, Create”, promovido pela empresa Angoalissa­r, que anualmente galardoa a melhor peça de arte ecológica produzida por criadores angolanos.

O júri atribuiu o prémio a esta obra pelo cumpriment­o dos objectivos do concurso em que o artista transforma­ria o que seria lixo numa obra de arte. Eduardo Vueza expressa na sua obra a paixão pela cidade de Luanda, retratando um dos cartões postais da cidade, que é a Marginal, utilizando materiais como restos de paletes de madeira, restos de telemóveis e estilhaços de vidros de carros.

O artista concorreu com uma peça do género instalação, em que recorreu a materiais totalmente reciclados, sobretudo os materiais electrónic­os. “Eu usei placas de computador­es, circuitos, restos de telemóveis, pedaços de vidros de automóveis, fragmentos de teclados de computador­es e muito mais. Chamei à obra de ‘Do Lixo ao Luxo’, porque o material usado supostamen­te estaria no lixo e nós sabemos que os componente­s electrónic­os são poluentes quando são mal descartado­s. Eu tentei unir isso, pegando neste material que já não teria utilidade e fiz arte com ele”, refere Eduardo Vueza.

O júri foi composto por membros da comissão organizado­ra da Angoalissa­r com a participaç­ão do conceituad­o artista plástico António Gonga. A selecção do vencedor passou por três fases, sendo a primeira a recepção de mais de 50 candidatur­as, a segunda o apuramento dos 10 finalistas e a terceira a selecção do artista vencedor, que recebe como prémio um milhão de kwanzas.

O concurso culminou com uma exposição colectiva online das dez obras finalistas que pode ser vista no link https://www.artsteps.com/vie w/5ed8bf68c3­e3773b591b­4c14.

Perfil do artista

Eduardo da Cruz João Vueza, nascido em Luanda a 26 de Janeiro de 1979, é membro

da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), com vários murais espalhados pelo país. Já participou em várias exposições colectivas e tem obras em colecções particular­es em instituiçõ­es e empresas no país e no estrangeir­o. Participou na 9ª e 10ª edições do Coopearte, na extinta Galeria Celamar.

 ?? DR ?? Obra “Do Lixo ao Luxo” vencedora do concurso de arte ecológica
DR Obra “Do Lixo ao Luxo” vencedora do concurso de arte ecológica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola