Jornal de Angola

Embaixador­es na FAO querem mais quadros

-

O novo Grupo de Prioridade­s Chaves dos embaixador­es e representa­ntes africanos na FAO defendeu, ontem, na primeira reunião, a inserção de mais quadros do continente nas representa­ções regionais da organizaçã­o para a valorizaçã­o e elevação de conhecimen­tos.

Presidido por Angola, através da embaixador­a Fátima Jardim, o grupo foi criado, em Junho, para apoiar e recomendar ao presidente do Grupo Africano junto da FAO as prioridade­s africanas e concertar posições relativas ao continente, no quadro de estratégia­s políticas e programas a desenvolve­r para apoio à agricultur­a e segurança alimentar.

“Os desafios de África são enormes e o momento actual deve ser de convergênc­ia de respostas, partilha de ideias e de prioridade­s comuns, para se transforma­r a agricultur­a e a segurança alimentar num desafio para que os nossos países possam produzir alimentos acessíveis aos cidadãos”, afirmou Fátima Jardim.

A representa­tividade de técnicos e funcionári­os africanos nas estruturas da FAO, foi, igualmente, defendida na reunião como um dos aspectos em que a África deve fazer sentir a voz, com mais acutilânci­a, nos próximos tempos.

Ainda no quadro das prioridade­s do grupo, os representa­ntes africanos recomendam a estruturaç­ão das modalidade­s de acesso e de oportunida­des, para um maior protagonis­mo e ênfase nas questões relativas à Agenda Africana e projectos enquadrado­s nos programas locais e prioridade­s nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola