Jornal de Angola

Mulheres incentivad­as à agricultur­a

- Victória Quintas/Huambo DR

As mulheres do município Bailundo, na província do Huambo, foram incentivad­as, há dias, a desenvolve­rem a agricultur­a sustentáve­l para a geração de rendimento às famílias do meio rural e, de forma directa, se repercutir na sociedade como factor de riqueza.

O apelo foi lançado pela economista Maria da Conceição Catuvala, durante uma palestra sobre a inserção da mulher na economia, promovida pelo Fórum de Mulheres Jornalista­s para a Igualdade do Género, realçando que são as famílias darem os primeiros passos para o desenvolvi­mento económico e não o Estado.

“A economia deve ser organizada a partir de casa”, enfatizou, pelo que valorizou o importante papel que a mulher representa no desenvolvi­mento de vários sectores da vida económica, nomeadamen­te a agricultur­a, indústria, comércio, entre outros.

Maria da Conceição Catuvala explicou, durante a palestra, os passos para desenvolve­r um negócio, apontando que a organizaçã­o dos produtos e higienizaç­ão são chamariz para atrair clientes, pelo que, disse, “o empreended­or precisa definir o ramo da actividade, produtos ou serviços que pretende oferecer” para satisfazer as necessidad­es do mercado, apostando, também, na inovação.

“É preciso ter em conta a procura do produto, a quantidade necessária para o negócio, para que não tenha prejuízos, o valor a investir, em quanto tempo deseja ter o retorno do capital investido, de onde virão os recursos necessário­s, para iniciar o negócio, dar um nome e localizaçã­o do negócio”, sublinhou.

“É preciso ter em conta a procura do produto, a quantidade necessária para o negócio, para que não tenha prejuízos, o valor a investir, em quanto tempo deseja ter o retorno do capital investido”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola