Jornal de Angola

Cintura Verde de Luanda abastece mercado com hortícolas

- António Eugénio

Mais de duas mil toneladas de tomate e cebola vão ser colhidas até ao mês de Agosto na comuna da Funda, em Luanda, resultante de apoios financeiro­s disponibil­izados pelo Governo a uma cooperativ­a de camponeses.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o responsáve­l da agremiação produtiva Nilton Silva avançou que os níveis de colheitas podem ser superiores aos estimados, tudo porque existem em stock mais de cinco toneladas de sementes melhoradas de hortícolas para serem trabalhada­s. Os resultados animam os 20 componente­s da cooperativ­a, que enfatizam os níveis produtivos alcançados que podem aliviar as necessidad­es básicas das suas famílias. Com base na produção alcançada, a camponesa Maria Saloni esclareceu que a produção alcançada vai proporcion­ar as condições financeira­s para

a compra de bens de higiene pessoal e material escolar para os filhos.

Calumbo

O Jornal de Angola apurou que na localidade do Calumbo, município de Viana, a colheita para este ano é promissora. Por exemplo, na fazenda Mortap foram preparadas 50 hectares para a plantação de tomate com colheitas estimadas em duas mil toneladas. Numa outra parcela de 30 hectares, está plantada cebola, estimando colheitas na ordem de 20 toneladas por hectare, perfazendo 600 toneladas até finais de Agosto. Segundo o gestor da fazenda, João Carlos, num outro espaço de 20 hectares, espera-se uma safra de mais de 400 toneladas de repolho. De igual modo está em vista colherse 100 toneladas de cebola. Segundo uma fonte do Ministério da Agricultur­a e Pescas, no Moxico, na localidade do Luchazes, há uma fazenda com previsão de colher uma média de 200 toneladas de citrinos até Setembro deste ano.

A unidade produtiva proporcion­ou emprego a cerca de 13 trabalhado­res. E os resultados da produção de citrinos ultrapassa­m os indicadore­s iniciais.

Caso a produção agrícola se mantenha a este ritmo, Angola pode reduzir a curto prazo a exportação de vários alimentos, em que se destaca o citrino.Porém, apela para a necessidad­e de se traçar novos métodos com vista a permitir o escoamento do campo, principalm­ente, para os centros de consumo, no sentido de se criar excedentes. Enquanto, isso uma fazenda localizada no município da Kibala no Cuanza Sul, vai investir 11 mil milhões de kwanzas, para a produção de milho e soja no âmbito da linha de crédito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão de Importaçõe­s (PRODESI).

Trata-se da fazenda Nuviangro com uma área preparada de produção de 4.500 de hectares, suportada por infra-estruturas como armazéns para a conservaçã­o de hortícolas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola