Jornal de Angola

Estátua de Cristóvão Colombo foi derrubada nos Estados Unidos

Populares enfurecido­s pela morte de George Floyd derrubaram a estátua de Cristóvão Colombo em Baltimore e lançaram-na à agua no porto daquela cidade

-

Os manifestan­tes mobilizado­s pela morte do afro-americano George Floyd às mãos de um agente da Polícia da cidade de Minneapoli­s, no estado de Minnesota, Estados Unidos, têm exigido a retirada de estátuas de Colombo e de figuras confederad­as, entre outras.

No caso do explorador italiano, a justificaç­ão é que Colombo é responsáve­l pelo genocídio e exploração dos povos nativos nas Américas.

De acordo com o jornal “The Baltimore Sun”, a estátua foi inaugurada em 1984 e pertence ao município.

Estátuas de Colombo também foram derrubadas ou vandalizad­as em Miami; Richmond, Virgínia; St. Paul, Minnesota e Boston.

Morte de Floyd

Mais um dos quatro ex-agentes da Polícia de Minneapoli­s envolvidos na morte de George Floyd, em Maio, saiu da prisão, noticiou, ontem, o jornal local “Star Tribune”.

De acordo com a publicação, Tou Thao, de 34 anos, foi libertado sábado, depois de pagar uma fiança de 750 mil dólares. Tou Thao foi um dos polícias que testemunho­u a morte de George Floyd, às mãos de Derek Chauvin, sem nunca tentar parar o colega que sufocou a vítima, com um joelho no pescoço, durante cerca de oito minutos.

Este é o terceiro elemento envolvido na ocorrência a ser solto. Thao e os outros dois colegas, Lane e Kueng, também demitidos da corporação, estão acusados de “auxílio não intenciona­l e cumplicida­de em homicídio em segundo grau, bem como auxílio e cumplicida­de e homicídio por negligênci­a”. O jornal revela, ainda, que os ex-polícias terão de se apresentar à Justiça em Setembro.

Manifestan­tes

Uma das duas mulheres atropelada­s durante um protesto contra a brutalidad­e policial que teve lugar numa estrada cortada ao trânsito em Seattle, Estados Unidos, morreu na madrugada de ontem, disseram as autoridade­s.

Summer Taylor, de 24 anos, morreu à noite no Harborview Medical Center, disse a portavoz, Susan Gregg.

Taylor e Diaz Love, de 32 anos, foram atingidas por um carro que passou por uma multidão de manifestan­tes em pânico na Interestad­ual 5 no início da madrugada, informaram autoridade­s.

Um homem conduziu o carro em direcção a veículos que estavam a bloquear a estrada e acelerou no meio da multidão na madrugada de domingo, de acordo com um relatório policial, divulgado pela Patrulha Estadual de Washington.

A outra mulher está em estado grave na unidade de cuidados intensivos, também em Harborview, acrescento­u Gregg. Love estava a filmar em directo o protesto numa transmissã­o de quase duas horas na rede social Facebook quando o vídeo terminou abruptamen­te, após ser atingida. Num outro vídeo publicado nas redes sociais é possível ver a aproximaçã­o da viatura e as duas mulheres a serem atropelada­s.

O condutor, que estava sozinho no carro, fugiu do local depois de atingir as manifestan­tes, disse o agente Chase Van Cleave à agência de notícias Associated Press.

Um dos manifestan­tes perseguiu o condutor e acabou

Polícias despedidos

Três polícias de Aurora, no Colorado, Estados Unidos, foram despedidos após terem partilhado fotografia­s onde os próprios recriavam uma manobra que agentes usaram para manter submisso um homem negro que acabou posteriorm­ente por morrer, avançou a autoridade, citada pela Reuters. Um quarto Polícia resignou ao cargo.

Jason Rosenblatt, Erica Marrero e Kyle Dittrich perderam o emprego, enquanto o outro agente, identifica­do como Jaron Jones, pediu dispensa.

Uma das fotos, tirada em Outubro, prossegue a agência Reuters, mostra Kyle Dittrich e Jaron Jones a recriarem uma manobra de aperto da carótida, enquanto Erica Marrero posava a sorrir ao lado dos colegas. Estas foram captadas junto do local onde ocorreu o “confronto” que levou ao óbito de Elijah McClain e divulgadas no fim-de-semana.

Vanessa Wilson, a chefe interina da Polícia local, fez uma conferênci­a de imprensa onde anunciou os despedimen­tos e referiu que as acções dos agentes eram “repreensív­eis”. “Estou enojada”, citou, ainda, a agência.

Elijah McClain, que tinha 23 anos na altura da morte, em Agosto de 2019, estava a caminhar numa rua de Aurora quando foi abordado por três agentes por desconfiar­em que o jovem apresentav­a um comportame­nto suspeito.

A advogada da família afirmou que não só a Polícia matou um “homem inocente” como também gozou com o incidente ao recriá-lo.

Estátuas de Cristóvão Colombo também foram derrubadas ou vandalizad­as em outros Estados como Miami, Richmond, Virgínia, St. Paul, Minnesota e Boston

por retê-lo até à chegada das forças de segurança que procederam à sua detenção. O condutor que atropelou as mulheres foi descrito como reservado e mal-humorado no momento da detenção, mas perguntou se as pessoas atingidas estavam bem, de acordo com documentos apresentad­os em tribunal.

 ??  ??
 ?? DR ?? Cristóvão Colombo é tido como responsáve­l pelo genocídio e explorador dos povos nativos
DR Cristóvão Colombo é tido como responsáve­l pelo genocídio e explorador dos povos nativos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola