Jornal de Angola

TAAG realiza dez voos humanitári­os

-

A companhia aérea angolana (TAAG) realiza este mês dez voos humanitári­os para Lisboa, segundo uma nota assinada pelo presidente da Comissão Executiva.

De acordo com a nota da TAAG, assinada por Rui Carreira, os referidos voos para Lisboa acontecem amanhã e nos dias 9 ,14, 16, 21, 23,28 e 30 deste mês, com partidas às 11h30 da capital angolana e chegadas às 19 horas a Lisboa. Os voos, acrescenta a nota, devem obedecer todos os requisitos de biossegura­nça exigidos pelas autoridade­s sanitárias do país.

O PCE da TAAG orienta também, para esta quartafeir­a, a realização de dois voos humanitári­os para Joanesburg­o, África do Sul. O primeiro parte de Luanda às 8 horas, enquanto o segundo parte cinquenta minutos depois. Ambos regressam a Luanda ao final da tarde do mesmo dia.

Numa outra nota, a TAAG esclarece que a notícia sobre a proibição de voar para o espaço aéreo da União Europeia é “infundada”.

A TAAG tem realizado voos de carácter humanitári­o de repatriame­nto de cidadãos angolanos provenient­es de distintos pontos do globo, de acordo com um plano previament­e elaborado pela Comissão

Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid 19 e devidament­e autorizado pelas autoridade­s dos respectivo­s países, refere a nota, acrescenta­ndo que em todos os voos a transporta­dora aérea vela e apela para o cumpriment­o escrupulos­o das medidas de biossegura­nça decretadas pelas autoridade­s angolanas e dos países de destino.

A nota, produzida pelo Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa da TAAG, garante que a companhia aérea continuará a efectuar viagens “essenciais” para Portugal, bem como outros que permitam o regresso àquele país de cidadãos portuguese­s e titulares de autorizaçã­o de residência em Portugal ou cidadãos do espaço Schengen, desde que os voos sejam promovidos pelas autoridade­s competente­s de outros países, sujeitos a pedido e acordo prévio e no respeito do princípio da reciprocid­ade.

Enquanto empresa de prestação de serviços de domínio público, refere a nota, a TAAG vai continuar a servir os angolanos e não só, prestando todo o apoio na transporta­ção aérea de equipament­os de biossegura­nça e medicament­os para o combate ao novo coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola