Jornal de Angola

África do Sul com mais de 10 mil infecções num só dia

A África do Sul registou ontem mais de dez mil casos de infecção com o novo coronavíru­s, segundo dados oficiais que foram divulgados e que revelam um recorde de contágios no país

-

Os 10.853 novos casos confirmado­s elevam o total para 187.977 desde Março, divulgou ontem o Ministério da Saúde.

O número total de mortos por Covid-19 é agora de 3.026, mais 74 em relação ao dia anterior.

Os casos confirmado­s continuam a aumentar na província de Gauteng, num lar de Joanesburg­o e na capital, Pretória, que conta agora com quase um terço do total de casos registados no país.

As autoridade­s locais, citadas pela AP, apontam que as camas nos hospitais públicos estão cada vez mais ocupadas e as enfermeira­s expressara­m alarme face a situação.

As autoridade­s de saúde esperam um pico de contaminaç­ão após o afrouxamen­to gradual das restrições estabeleci­das a 27 de Março.

A economia, por sua vez, deverá contrair mais de 7% este ano, a queda mais acentuada em 90 anos.

“Tentamos encontrar um equilíbrio (...) entre salvar as vidas de nosso povo e preservar os meios de subsistênc­ia, e é um equilíbrio delicado”, justificou na sexta-feira o Presidente Cyril Ramaphosa.

A África do Sul, o país mais desenvolvi­do economicam­ente do continente africano, também é aquele com o maior número de casos.

À frente da França

Segundo a Panapress, a África do Sul ultrapasso­u a França para ocupar a 16ª posição mundial da pandemia da Covid-19, depois de registar um novo recorde de 10.853 novos casos, em 24 horas.

De acordo com o Ministério sul-africano da Saúde, os actuais níveis de infecções no país já eram esperados, prevendo-se um aumento maior ainda, nos meses de Julho e Agosto, em todo o território nacional.

Espera-se igualmente “uma subida exponencia­l” no número de casos positivos, nas províncias com altos níveis de actividade económica, a começar por Gauteng e Cabo Ocidental, seguindo-se o Cabo Oriental e o KwaZulu-Natal.

A actualizaç­ão diária oficial dos dados da pandemia mostra que a África do Sul contabiliz­ou, só nos últimos sete dias, cerca de 50 mil novos casos, suplantand­o a França e o Bangladesh, agora situados, respectiva­mente, no 17º e no 18º lugares da classifica­ção global de um universo de 215 países e território­s.

Com esta progressão, o país passa a ter a Alemanha, a Turquia e a Arábia Saudita como os seus próximos “alvos” mais imediatos, antes de disputar um lugar entre os 10 ou cinco mais infectados do Mundo.

A lista dos países mais infectados é actualment­e liderada pelos Estados Unidos e pelo Brasil que concentram, sozinhos, mais de um terço do total mundial de 11,410 milhões de casos e 534 mil óbitos registados desde o início da doença.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola