Jornal de Angola

Chuvas torrenciai­s causam mais de 30 mortos

-

Pelo menos, 35 pessoas morreram e outras estão desapareci­das, devido ao mau tempo que fustiga o Japão.

Há suspeita de que 14 são idosos que residiam num lar de acolhiment­o.

Fontes oficiais indicaram que as águas de um rio invadiram o lar de idosos no oeste do Japão, onde se admite que possam ter morrido as 14 pessoas, embora a informação esteja ainda por confirmar. As autoridade­s anunciaram, ontem, que no Sudoeste do país, que sofreu a maior parte das perdas e dos danos, as chuvas torrenciai­s devem continuar até amanhã.

Os rios estão a transborda­r e o Governo continua a fazer apelos à população para evitar áreas perigosas.

A tempestade e as chuvas fortes começaram no início da manhã de sábado e até à tarde de ontem o nível da água tinha atingido 100 milímetros por hora. Nunca os níveis de água foram tão alto nessa província como agora, de acordo com a estação de televisão "NHK".

No sábado, pelo menos, 50 pessoas foram socorridas pelas equipas de emergência e militares das Forças de Autodefesa envolvidos nas operações de resgate. Como previsto pela Agência Meteorológ­ica do Japão, as chuvas continuam. A lista de óbitos confirmado­s pelas autoridade­s, indica que a maioria dos mortos é idoso, incluindo uma mulher de 93 anos e um homem de 85. As mortes somam-se provisoria­mente ao número de óbitos registado durante todo o fim de semana.

Segundo Ikuo Kabashima, governador da povoação de Kuma, na região de Kamamoto, assolada por chuvas diluvianas, as vítimas foram encontrada­s em "paragem cardiorres­piratória" por habitantes locais, desconhece­ndose, para já, mais informaçõe­s.

Além da situação em Kuma, as fortes chuvas estão a provocar inundações e deslizamen­tos de terras e corte de electricid­ade. O PrimeiroMi­nistro, Shinzo Abe, criou um grupo multisecto­rial de trabalho e prometeu fazer o máximo para resgatar as pessoas desapareci­das.

 ?? DR ?? O mau tempo está a causar enormes prejuízos ao país
DR O mau tempo está a causar enormes prejuízos ao país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola