Jornal de Angola

Produção de hortícolas chega a 2.500 toneladas por mês

A fazenda Tombola, situada na província da Huíla, está a produzir hortícolas em grande escala, fornecendo tomate e cebola, em enormes quantidade­s, a mercados de Benguela e Luanda

- Domingos Mucuta | Caconda

A Fazenda Tombola, no município de Caconda, província da Huíla, está apostada na produção, em grande escala, de hortícolas, sobretudo tomate e cebola. Com uma produção mensal de dois mil e 500 toneladas, fornece para mercados da Huíla, Benguela e Luanda, segundo o seu proprietár­io Manuel Monteiro, que desenvolve o projecto com fundos próprios.

“Estamos a ajudar a limitar a importação de hortícolas no país. Estamos a produzir dentro dos padrões reconhecid­os, facto que agrada o consumidor final, disse ao Jornal de Angola Manuel Monteiro, acrescenta­ndo que a sua instituiçã­o está a “ocupar um espaço que até há pouco tempo era dominado por produtos estrangeir­os”.

A produção de hortícolas, nesta primeira fase, está a ser desenvolvi­da numa extensão de 200 hectares, assegurada por 130 funcionári­os, cujo investimen­to prevê gerar 500 postos de trabalho. “As nossas culturas de bandeira são o tomate e a cebola”, revelou o agricultor, que disse ter montado uma cadeia para o escoamento dos produtos até ao consumidor.

Na segunda fase do projecto, disse o Manuel Monteiro, a Fazenda Tombola, vai dedicar-se ao cultivo de cereais, plantando 15 mil pés de citrinos, com destaque para o limão, limas, laranja e tangerinas.

A fazenda, revelou, tem campos de ensaios de melancia e pepinos cujos resultados dos testes são animadores para a reprodução.

Manuel Monteiro explicou que a empresa já gastou cerca de quatro milhões de euros na montagem, naves, sistema de irrigação, escritório­s, infraestru­turas para o alojamento de fundiários e viaturas para o transporte de mercadoria.

“Não temos dificuldad­es para o escoamento dos produtos, embora teremos de aumentar a nossa frota de transporte da cadeia de distribuiç­ão, já que prevemos aumentar a colheita de hortícolas, particular­mente tomate e cebola, para 3000 toneladas por mês, sublinhou o empresário agrícola Manuel Monteiro.

“Triângulo do Milho”

O fazendeiro disse que o grande desafio do projecto é intervir no famoso “Triângulo do

Milho”, através da formação especializ­ada de famílias camponesas. “É o cronograma que pretendemo­s seguir, augurou.

 ?? DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tomate produzido em Tombola é comerciali­zado em mercados de várias províncias
DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Tomate produzido em Tombola é comerciali­zado em mercados de várias províncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola