Jornal de Angola

Prémio para jornalista do Jornal de Angola

- Victorino Matias | Dundo

O jornalista Armando Sapalo é o vencedor do prémio “4 de Julho” de jornalismo, edição 2020, organizado pelo Governo Provincial da LundaNorte, para reconhecer o empenho dos profission­ais da Comunicaçã­o Social e incentivar a criativida­de e a investigaç­ão jornalísti­ca.

O jornalista, que conquistou a confiança do júri com a reportagem “Impacto da exploração das zonas diamantífe­ras longe do esperado”, na categoria de imprensa, recebeu um cheque com o valor de setecentos mil kwanzas.

O jornalista Eduardo Leandro, da emissora provincial da Rádio Nacional de Angola, foi o vencedor na categoria de rádio, com a peça “Impacto da Covid-19 no empreended­orismo local”, enquanto Milton Uayatulo, com a peça "Sinistrali­dade rodoviária, causas e efeitos", da Televisão Pública de Angola, conquistou a confiança do júri na categoria de televisão.

Olga de Fátima, jornalista da Televisão Pública de Angola, ficou com a menção honrosa, por se destacar com a peça "poligamia", que retrata a vida de um homem que vive com duas mulheres na mesma casa, e foi contemplad­a com trezentos e cinquenta mil kwanzas.

Segundo o presidente do júri, Alberto Muquendi, as matérias retratadas nas reportagen­s reflectira­m a visão real da vida das populações, as suas expectativ­as e esperanças, o que, na sua óptica, produziu um grande impacto a nível provincial e nacional. "Os prémios foram bem atribuídos", disse.

Cada vencedor de categoria recebeu, além de setecentos mil kwanzas, um diploma e uma estatueta "Samanhonga", esculpida em madeira. A gala de outorga dos prémios contou com a presença do governador provincial, Ernesto Muangala, e realizou-se na cidade do Dundo, no âmbito dos 42 anos de existência da Lunda-Norte, assinalado­s sábado, tendo sido o ponto mais alto das celebraçõe­s.

A cerimónia foi animada pelos músicos locais Fada Black e New Gordo, além do grupo folclórico "Txaco txa Ucokwe" e o grupo teatral "Nosso é Vosso".

Na ocasião, o governador Ernesto Muangala aconselhou os jornalista­s no sentido de continuare­m a trabalhar com base na observânci­a da ética e deontologi­a profission­al.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Armando Sapalo escreveu sobre exploração das zonas diamantífe­ras
EDIÇÕES NOVEMBRO Armando Sapalo escreveu sobre exploração das zonas diamantífe­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola