Jornal de Angola

Crises podem travar a reeleição de Trump

-

Uma inesperada convergênc­ia de várias crises – económica, social, racial, de saúde – deitou por terra a estratégia de reeleição do Presidente dos Estados Unidos. Mais uma vez, os imponderáv­eis levaram a melhor sobre aquilo que parecia ser uma reeleição fácil, face a um candidato democrata com pouco sal.

Revelam os calendário­s litúrgicos que o dia 3 de Novembro, data das eleições presidenci­ais nos Estados Unidos, é dedicado a S. Martinho de Lima, nascido a 9 de Dezembro de 1579, filho de um nobre cavaleiro espanhol e de uma negra do Panamá, de origem africana, mas registado como filho de pai incógnito porque o verdadeiro progenitor não o quis reconhecer por ser negro.

A precisar desesperad­amente de um milagre para ser reeleito, o actual Presidente norte-americano, Donald

Trump, que não será devoto de S. Martinho de Lima, terá de recorrer a outras instâncias para levar de vencida o seu adversário, Joe Biden, que por estes dias se tem mantido em rigoroso confinamen­to, dada a sua provecta idade e o facto de aparenteme­nte a pandemia da Covid-19 ter uma predilecçã­o por dar cabo da resistênci­a dos velhos.

É de casa que o candidato democrata tem dirigido apelos a que os seus apoiantes se sintam suficiente­mente motivados para comparecer­em nas mesas de voto a 3 de Novembro – o que, segundo os críticos, está longe de ser um dado adquirido: o confinamen­to e a obrigação do uso do digital para chegar junto dos eleitores é definitiva­mente um sucedâneo de baixa qualidade dos comícios tradiciona­is, esses sim capazes dos maiores picos motivacion­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola