Jornal de Angola

Mais de 100 processos aguardam julgamento

- André Sibi

A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, disse, ontem, em Luanda, que existem mais de cem processos sobre tráfico de seres humanos, que aguardam julgamento nos Tribunais.

Ana Celeste Januário, que falava à imprensa no termo de uma palestra sobre tráfico de seres humanos, referiu que de 2015 até ao presente foram constituíd­os mais de 100 processos ligados ao tráfico humano, que aguardam julgamento.

O tráfico de seres humanos, esclareceu, constitui um crime organizado, que abrange a exploração laboral, infantil, sexual, bem como a extracção de órgãos.

Acrescento­u que dados apontam a existência de angolanos vítimas de tráfico humano na RDC, Namíbia, Portugal, França e Itália. "Recentemen­te, foi julgado um processo que envolveu algumas mulheres oriundas da Ásia, submetidas à exploração sexual em Angola", informou.

Para aliciar as vítimas, frisou, os traficante­s prometem avultadas somas de dinheiro, melhoria da condição social, emprego, formação superior e profission­al.

"As vítimas letradas e iletradas, pensando que estão a lidar com pessoas de boafé, aderem às propostas e o pior acaba por acontecer", sublinhou.

As províncias com maior número de casos são sobretudo as fronteiriç­as, com destaque para o Zaire, LundaNorte, Cunene, Cuando Cubango e Luanda.

O secretário de Estado da Juventude, Fernando Francisco João, explicou que a actividade se enquadra no âmbito da jornada comemorati­va do Dia Internacio­nal de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que se assinala a 30 deste mês.

Realçou que o tráfico de seres humanos representa um grave atentado aos direitos humanos e consta na lista dos crimes organizado­s do mundo.

O padre Avelino Chico, da Congregaçã­o dos Jesuítas e membro do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados, disse que no mundo existem mais de 272 milhões de emigrantes.

 ?? ANDRÉ SIBI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado Ana Celeste Januário
ANDRÉ SIBI | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado Ana Celeste Januário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola