Jornal de Angola

Polícia orientada a deter cidadãos sem uso de máscaras

- André Sibi

policiais estão orientadas a deter qualquer cidadão que for encontrado na via pública sem máscara facial, alertou ontem, em Luanda, o porta-voz da comissão dos órgãos de Defesa e Segurança da Comissão Interminis­terial de Prevenção e Combate à Covid-19, Valdemar José.

O oficial da Polícia Nacional fez estas declaraçõe­s durante a conferênci­a de imprensa sobre a evolução da pandemia da Covid-19.

“O indivíduo que for encontrado sem a máscara facial é detido automatica­mente e conduzido à esquadra, onde lhe será passado um auto de notícia, incluindo uma nota da Administra­ção Geral Tributária”, enfatizou.

Valdemar José explicou que o infractor será solto mediante o pagamento de uma multa no valor de 5 mil a dez mil kwanzas, conforme determinaç­ão do Executivo sobre as medidas de restrição no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, anunciadas na terça-feira.

Explicou que o não pagamento da multa implicará a condução do cidadão a um tribunal para julgamento sumário.

“Pedimos, uma vez mais, aos cidadãos que mais vale efectuar a compra das máscaras -mesmo que for de tecido, o que lhe fica mais barato - do que passar por esta situação”, aconselhou.

Valdemar José lembrou que o pagamento das multas inclui a violação de outras normas de biossegura­nça contidas no regulament­o sobre a Situação de Calamidade Pública em vigor até 9 de Agosto, como a não observânci­a dos horários estabeleci­dos para o funcioname­nto dos estabeleci­mentos comerciais e mercados, treinos individuai­s e colectivos, violação da cerca sanitária e venda de bebidas alcoólicas na via pública.

As forças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola