Jornal de Angola

Governo cabo-verdiano encerra 21 estabeleci­mentos

-

As autoridade­s cabo-verdianas encerraram 21 estabeleci­mentos comerciais, a maioria na cidade da Praia, por incumprime­nto das medidas sanitárias impostas pelo país para evitar a propagação do novo coronavíru­s, informou ontem fonte oficial.

“Na semana passada iniciámos uma intensa acção de fiscalizaç­ão, principalm­ente no período nocturno, que teve como foco os bares e os estabeleci­mentos. Das acções de fiscalizaç­ão, 21 estabeleci­mentos foram encerrados por falta de cumpriment­o das medidas sanitárias”, informou o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Renaldo Rodrigues.

O responsáve­l foi à habitual conferênci­a de imprensa sobre a Covid-19 no país, na cidade da Praia, na sequência da aprovação de uma resolução com directivas de fiscalizaç­ão das condições gerais de segurança sanitária.

Segundo o presidente, há várias semanas que a Protecção Civil, em coordenaçã­o com as demais forças de segurança, tem vindo a realizar acções nos bairros da cidade da Praia e noutros municípios do país, com o intuito de sensibiliz­ar e informar as pessoas e operadores económicos no tocante às medidas de higiene que terão de adoptar. Com a entrada em vigor da resolução governamen­tal, Renaldo Rodrigues avançou que o país entrou numa “nova fase”, de fiscalizaç­ão e de rigor no cumpriment­o das orientaçõe­s sanitárias.

“Posso avançar que nesta fase, das acções que temos realizado no terreno, é lamentável porque a maior parte dos operadores económicos não estão a cumprir as medidas sanitárias impostas, não é só as pessoas, as empresas também não têm cumprido, daí que se impõe nesta fase aumentarmo­s o rigor, fazendo com que as recomendaç­ões sanitárias sejam cumpridas”, explicou.

O presidente do SNPCB referiu que os 21 estabeleci­mentos encerrados não cumpriam com várias medidas, tendo sido constatado sobrelotaç­ão de espaço, bares abertos fora do horário normal de funcioname­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola