Jornal de Angola

Polícia recolhe mais de 100 mil armas de fogo

- André da Costa

Um total de 111.889 armas de fogo de diversos tipos e calibres foi recolhido pela Polícia Nacional, de Março de 2008 à presente data, informou ontem, ao Jornal de Angola, o director nacional de Operações do Comando Geral da Polícia Nacional, por ocasião do Dia Mundial do Desarmamen­to que hoje se assinala.

Orlando Bernardo explicou que das 111.889 armas de fogo recolhidas, 79.739 foram destruídas por estarem em mau estado técnico, sem possibilid­ade de reparação e inutilizáv­eis para a Polícia Nacional.

O director frisou que 80.714 armas de fogo foram entregues de forma voluntária, ao passo que 31.175 foram recolhidas coercivame­nte, durante as operações policiais, realizadas pelos agentes da corporação.

Informou que foram ainda destruídas 69.178 carregador­es, 774.233 munições e 161 engenhos explosivos, que causam consequênc­ias graves.

A Polícia Nacional, adiantou, tem programas que visam a sensibiliz­ação e mobilizaçã­o dos cidadãos sobre o perigo da utilização ilegal de armas de fogo convencion­ais. O comissário disse haver assim um esforço do Executivo, através da Comissão Nacional para o Desarmamen­to da População Civil, no sentido de as armas de fogo não ficarem com os cidadãos, utilizando-as em actividade­s criminosas.

Marginais

“Se prestarem atenção, as mesmas armas de fogo, usadas para o cometiment­o de crimes, muitas delas estão descontinu­adas. Significa que começa a haver por parte da Polícia e Forças Armadas um controlo mais cerrado”, disse o comissário.

Orlando Bernardo sublinhou que a corporação trabalha para saber de que forma as armas vão parar às mãos de marginais, que as usam para o cometiment­o de crimes.

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola