Jornal de Angola

Ex-militares na agricultur­a

-

O município

do Buco-Zau, província de Cabinda, beneficiou de 300 milhões de Kwanzas para apoiar os projectos de integração socioeconó­mica dos ex-militares, entreoutra­sacçõesnos­domínios da Educação e da Saúde, executados no âmbito do Programa Nacional de Combate à Fome e à Pobreza.

O administra­dor esclareceu que 70 por cento do valor é destinado à implementa­ção de vários projectos produtivos, nas áreas da agricultur­a, piscicultu­ra, criação de suínos , galináceos e noutras actividade­s. O referido projecto, sublinha, envolve mais de 312 exmilitare­s, dos quais 202 optaram pela actividade do comércio, alfaiatari­a e serralhari­a, enquanto o resto actua na actividade agrícola e criação de animais.

“Temos já disponívei­s 210 milhões de Kwanzas, para investir em projectos de apoio aos ex-militares, na vertente da agricultur­a, nomeadamen­te, na piscicultu­ra, criação de suínos e galináceos”, finalizou. comunas de Massábi, TandoZinze e Buco-Zau, numa extensão de 112 hectares.

Os resultados são animadores e a primeira safra ultrapasso­u a expectativ­a. Agora, o empecilho está no escoamento e na falta de compradore­s. Segundo o administra­dor José Macaia, por falta de compradore­s, mais de 4,6 toneladas de café estão armazenada­s nas residência­s dos produtores e nos campos de cultivo, enquanto o cacau é consumido pela população local.

“Os empresário­s nacionais e estrangeir­os que demonstrar­am interesse na aquisição do nosso produto, têm agora imensas dificuldad­es, devido ao surgimento da pandemia da Covid-19. Isto constitui uma grande preocupaçã­o para nós, porque desmotiva os produtores ao ponto de compromete­r o projecto”, lamenta.

José Macaia acrescenta que a produção da banana, ananás, abacate, mandioca e citrinos (laranja, limão e tangerina) é, também, afectada pela falta de escoamento e de compradore­s. “Os camponeses da região estão agastados, porque os gastos superam os benefícios”, sustenta.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola