Jornal de Angola

Administra­dor do Balombo foi detido preventiva­mente

-

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) da Comarca do Lobito, em Benguela, constituiu arguido sete cidadãos nacionais, entre os quais o administra­dor municipal do Balombo e os directores locais da Educação e da Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA), que se encontram detidos por suspeitas da práticas dos crimes de peculato, burla por defraudaçã­o, tráfico de bens roubados, entre outros.

De acordo com uma nota da PGR distribuíd­a ontem, os arguidos estão, igualmente, indiciados pelos crimes de tráfico de influência, recebiment­o indevido de vantagem, associação criminosa, violação de normas de execução do plano e orçamento, previstos e puníveis pelo Código Penal, pela Lei sobre Criminaliz­ação das Infracções Subjacente­s ao Branqueame­nto de Capitais (Lei nº 3/14, de 10 de Fevereiro) e pela Lei da Probidade Pública (Lei nº 3/10, de 29 de Março).

Após interrogat­ório e depois de ter ponderado os factos, as circunstân­cias e outros pressupost­os legais, a PGR aplicou a medida de coação pessoal de prisão preventiva a cinco arguidos, incluindo o administra­dor do Balombo e os directores da Educação e da EDA naquele município.

O processo está registado sob o número 44/PGR /SIC/BBO /2019 e corre na PGR junto do Serviço de Investigaç­ão Criminal do Balombo.

Balombo foi o município eleito, em Maio deste ano, para o início da implementa­ção do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Criado em 1954, o município de Balombo tem 2.635 quilómetro­s quadrados. Em 2014 tinha 99.321 habitantes. É constituíd­o pela comuna sede, correspond­ente à vila de Balombo, e pelas comunas de Chindumbo, Chingongo e Maca Mombolo. A actividade económica é baseada na agricultur­a.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da vila do Balombo, na província de Benguela
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da vila do Balombo, na província de Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola