Jornal de Angola

UNITA pede mais rigor na execução do PIIM

-

O secretário provincial da Unita na Lunda Sul, Salvador António, pediu, ontem, rigor na gestão das acções do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Com quatro municípios, a província da Lunda-Sul foi contemplad­a com 40 projectos, dos quais 32 já estão em execução, nos sectores da Educação, Saúde, Saneamento Básico, Energia e Águas, Obras Públicas, Segurança e Desportos, entre outras. Estes projectos estão avaliados em 11,5 mil milhões de kwanzas.

Em declaraçõe­s à Angop, a propósito das obras em execução no âmbito do PIIM, o representa­nte da UNITA na Lunda-Sul disse ser preciso haver menos reuniões e mais acções, para a operaciona­lização do programa, tendo em conta o seu impacto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Salvador António sublinhou que os cidadãos devem participar na governação para que se estabeleça a ponte entre governante­s e governados para soluções dos diferentes problemas dos munícipes.

“Urge a necessidad­e de todo o cidadão, independen­temente da filiação partidária, transforma­r-se num fiscal dos projectos do PIIM inscritos no Orçamento Geral do Estado a nível local”, disse.

O político frisou que a fiscalizaç­ão deve incidir na quantidade e qualidade dos projectos e das obras para se aferir se os valores aplicados correspond­em a esses aspectos. Insistiu que esta tarefa não pode ficar apenas a cargo dos partidos políticos.

O secretário provincial da UNITA reconheceu o cresciment­o da cidade de Saurimo, mas exigiu uma gestão mais criteriosa e interventi­va, a fim de se corrigir hábitos, como a proliferaç­ão de mercados, prática que retira a estética da urbe e periga a saúde dos cidadãos.

Ao governo provincial, Salvador António lançou o repto para a criação de infraestru­turas produtivas nos municípios e melhorar as vias de acesso para a circulação de pessoas e fácil o escoamento dos produtos do campo para as cidades.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? População chamada a apoiar a fiscalizaç­ão das obras
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO População chamada a apoiar a fiscalizaç­ão das obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola