Jornal de Angola

Criado centro de acolhiment­o de crianças desfavorec­idas

- Manuel de Sousa | Moçâmedes

Um centro de acolhiment­o foi criado em Moçâmedes, provínciad­oNamibe,paraascria­nças desfavorec­idas, no âmbito da prevenção e combate à pandemia da Covid-19.

Com capacidade para 30 crianças, o Centro acolhe, nesta altura, 16 jovens e adolescent­es que antes viviam nas ruas.

Criado por iniciativa do Padre católico Abel Calanja, em parceria com o Gabinete Provincial da Acção Social e o Instituto Nacional da Criança (INAC), o centro tem como objecto social acolher, dar formação e alimentar mais de 200 jovens e adolescent­es, principalm­ente neste período de prevenção contra a Covid-19.

O apoio é extensivo a mais 27 crianças que vivem ao relento no Estádio Joaquim

Morais, bem como no mercado 5 de Abril.

Abel Calanja aponta como necessidad­es a construção de um espaço para acolher o maior número de criancas, a falta de material de uso pessoal, didáctico e medicament­os. Internamen­te, referiu, os jovens dedicam o tempo à formação, recreação, trabalho socialment­e útil, leitura, diversão, prática desportiva e adoração a Deus.

Existe contacto com a família dos beneficiár­ios, no sentido de se aferir as razões das crianças estarem na rua e também receberem deles afecto, carinho e encorajame­nto para não abandonare­m o centro e voltarem novamente às ruas com todos os riscos.

Raimundo Mendes, de 16 anos de idade e a viver no centro há três meses, diz sentir-se muito bem e pensa no futuro ser padre e ajudar os jovens que se encontram na rua, criando um centro de formação em artes e ofícios.

Já Sabino Cambinda, de 14 anos, provenient­e do bairro dos Eucaliptos, aponta a carência como a razão principal de ter estado na rua. “Estou aqui há dois meses e sinto-me muito bem, por isso aconselho todos os jovens da minha idade que se encontram na rua a procurarem centros de acolhiment­o, para terem uma perspectiv­a de vida”, disse.

O governador do Namibe, Archer Mangueira, que visitou recentemen­te o Centro de Acolhiment­o Infantil Echa Chossi, para constatar o nível de andamento das obras em curso e as dificuldad­es existentes, garantiu que, num curto espaço de tempo, o Governo Provincial vai disponibil­izar um espaço maior para que as crianças tenham melhor comodidade.

As jovens do sexo feminino, de acordo com o Padre Abel Calanja, foram encaminhad­as para a Casa das Madres, onde, para além da formação, aprendem a costurar, cozinhar, lavar e outros trabahos domésticos, tornando-se futurament­e boas donas de casa e companheir­as.

Testes negativos

Os resultados de seis amostras, das 13 enviadas a Luanda, são negativos, anunciou o coordenado­r do Grupo Técnico Provincial da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Pandemia.

Coríntios Miguel, em declaraçõe­s à imprensa, disse que os resultados das restantes sete amostras serão conhecidos em breve.

O porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial fez saber que três técnicos de laboratóri­o da Direcção Provincial da Saúde concluíram esta semana, em Luanda, uma acção formativa onde foram dotados de conhecimen­tos para o manuseamen­to do equipament­o de testagem já disponível no Namibe.

Coríntios Miguel acrescento­u que 26 cidadãos estão em quarentena domiciliar nos municípios de Moçâmedes (21), Tômbwa (4) e Bibala (1). Frisou que os municípios, Hospitais Provinciai­s, centros e postos de saúde, órgãos do Ministério do Interior e da Defesa foram reforçados com termómetro­s infra-vermelhos. O responsáve­l realçou que a situação epidemioló­gica a nível da província continua estável, sem casos suspeitos da Covid-19.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola