Jornal de Angola

Cerimónia da independên­cia reduzida por medidas sanitárias

-

A cerimónia de celebração do 45º aniversári­o da independên­cia de São Tomé e Príncipe, a decorrer amanhã, vai ser reduzida a 20 convidados, devido à pandemia da Covid-19 e a constrangi­mentos financeiro­s, anunciou o Governo daquele país.

“A pandemia da Covid19 e os constrangi­mentos financeiro­s que o país atravessa obrigam-nos a realizar uma cerimónia mais pequena e modesta, mas com a dignidade que a data merece, respeitand­o todas as medidas sanitárias em vigor”, refere um comunicado, que cita o presidente da comissão nacional preparatór­ia dos festejos.

Wando Castro, igualmente ministro da Presidênci­a do Conselho de Ministros, presidiu, quinta-feira, a uma reunião daquela comissão para ultimar os preparativ­os para a celebração da efeméride, designadam­ente o programa oficial, orçamento e logística do evento. “Atendendo ao contexto especial que o país vive, naturalmen­te que já não será possível realizar a grande festa que estava programada, desde Janeiro, na altura da constituiç­ão da comissão nacional”, disse o responsáve­l.

A comissão nacional decidiu que “o acto central deste ano se realizará no salão nobre do Palácio do Povo, com a presença de apenas 20 convidados, destacando­se os titulares dos órgãos de soberania, líderes das bancadas parlamenta­res, representa­ntes das Nações Unidas e do Corpo Diplomátic­o, presidente­s do Governo Regional e da Câmara Distrital de Água Grande”.

“Ficou também decidido que, este ano, não haverá a tradiciona­l marcha da 'Chama da Pátria' nem o festival musical na Praça da Independên­cia, como forma de evitar grandes aglomeraçõ­es de pessoas num período em que ainda vigora a situação de calamidade no país”, sublinhou Wando Castro.

O presidente da comissão informou, também, que, no âmbito das comemoraçõ­es, serão agendados debates temáticos na rádio e televisão públicas, “com o tema da independên­cia como o pano de fundo”.

De acordo com o programa, hoje está prevista a inauguraçã­o de uma exposição fotográfic­a, com 100 imagens marcantes da História do país, que “serão depois compiladas num livro de registos, a ser editado ainda este ano”.

No final da reunião de quinta-feira foi desvendado o logótipo oficial do 45º aniversári­o da independên­cia e o slogan oficial, que de acordo com o comunicado, “remetem para as palavrasch­aves do brasão oficial da República: Unidade, Disciplina e Trabalho”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola