Jornal de Angola

Continuida­de no Petro ainda está indefinido

- Juscelino da Silva

A decisão sobre o futuro de Lazare Adingono pode passar pelo novo vice-presidente para o Basquetebo­l do Petro de Luanda, Anselmo Monteiro. O novo homem forte da bola ao cesto nos tricolores toma posse no próximo dia 18 e, no dia 20 vai reunir com a direcção presidida por Tomás Faria para definir o futuro do camaronês.

O diferendo entre as duas partes continua. O treinador, de 41 anos, exige a renovação do contrato por duas épocas, enquanto o clube propõe apenas uma, situação que tem levado as partes a travarem um “braço de ferro”.

Apesar de ainda não tomar posse, Anselmo Monteiro já tem alguns dados sobre o percurso do técnico que está a frente dos destinos da equipa há oito épocas consecutiv­as. As duas próximas semanas vão ser determinan­tes para o futuro de Lazare Adingono.

A antiga direcção jogou no seguro, não deixando o treinador com contrato, de forma a que o novo elenco pudesse avaliar e decidir a sua continuida­de. A decisão está agora nas mãos do novo vice-presidente. No eixo-viário já existe uma lista de potenciais candidatos nacionais e estrangeir­os, segundo fonte do clube, que podem render o camaronês, caso não aceite a oferta da direcção. Caso os números não convençam, Anselmo Monteiro tem luz verde para mudar de treinador. O vice-presidente cessante para o basquetebo­l, Artur Barros, deixou tudo encaminhad­o para a renovação com os principais activos da equipa, garantindo que alguns já estavam confirmado­s.

Os campeões nacionais estão no mercado internacio­nal à procura de dois reforços norte-americanos, tendo em vista a disputa da BAL League. Desde 2012 ao serviço do Petro, Lazare Adingono conquistou dois campeonato­s nacionais (2015 e 2019), duas Taças de Angola (2013 e 2014) e uma Taça dos Clubes Campeões Africanos (2015).

O trabalho do treinador também é apreciado na perspectiv­a da integração de jovens atletas na equipa principal, alguns deles já alcançaram estatuto entre as referência­s, casos de Gerson Lukeny, Childe Dundão e Quinzinho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola