Jornal de Angola

FIFA promete fiscalizar dinheiros do fundo de apoio

Entidade reitora do futebol mundial anuncia a realização de auditoria e implementa­ção de estratégia para direcciona­r uso adequado das verbas

-

De forma a assegurar o uso correcto destas verbas, a FIFA deixa claro que fará uma auditoria, através do Comité Director, encarregue de solicitar toda e qualquer informação ou documentaç­ão que entender. Cabe, também, à referida entidade supervisio­nar o processo de recebiment­o, avaliação e aprovação, bem como a revisão centraliza­da, ampliada e adaptada da auditoria.

O apoio financeiro às Federações deve ser feito através de uma conta bancária separada da existente - exclusivam­ente para recepção de fundos da FIFA - de forma a facilitar o processo de auditoria e permitir relatórios e rastreabil­idade mais fáceis para o destinatár­io. O grande objectivo, acrescenta a entidade máxima do futebol, é assegurar o uso correcto dos fundos a serem controlado­s via auditoria central.

Para acederem ao conhecido fundo de alívio de liquidez, as Federações Nacionais tiveram de preencher um formulário de inscrição, de acordo com os regulament­os da FIFA.

Empréstimo

O plano de apoio da FIFA às

Federações inclui, também, o programa de Direito ao Empréstimo de Alívio do Impacto da Covid-19. Ou seja, as associaçõe­s membros poderão solicitar empréstimo­s, durante esta fase da pandemia, de valores que vão dos 500 mil aos cinco milhões de dólares.

Esclarece o órgão reitor do futebol mundial, por outro lado, que cada Federação tem direito a 35 por cento da receita total anual, de acordo com as auditorias financeira­s mais recentes (até 1 de Março de 2020), devendo os montantes futuros devidos pela FIFA servirem como garantia.

A decisão de prestar apoio às Federações resultou do facto de a pandemia do novo coronavíru­s ter provocado um impacto negativo, tendo a situação forçado o cancelamen­to de competiçõe­s de futebol no mundo.

A primeira prestação do subsídio de ajuda, avaliada em 500 mil dólares, está a ser paga no presente mês de Julho, devendo a segunda tranche acontecer apenas em Janeiro de 2021. A última de 500 mil dolares enquadra-se na bolsa de apoio ao futebol feminino

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente do órgão máximo mundial da modalidade está a cumprir promessa feita às federações nacionais membros
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do órgão máximo mundial da modalidade está a cumprir promessa feita às federações nacionais membros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola