Jornal de Angola

Dívida pública mundial vai atingir pico histórico

-

A dívida pública mundial vai atingir um nível inédito este ano, representa­ndo 101,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais do que no fim da Segunda Guerra Mundial, afirmam responsáve­is do FMI num artigo divulgado ontem.

Gita Gopinath, economista-chefe, e Vítor Gaspar, director do Departamen­to de Finanças Públicas, defendem, no entanto, num artigo publicado pelo Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), que os Governos devem evitar reduzir os gastos muito depressa, devido ao risco de compromete­rem a recuperaçã­o económica.

“Embora a trajectóri­a da dívida pública possa continuar num cenário desfavoráv­el, um ajustament­o orçamental demasiado precoce apresenta um risco ainda maior de compromete­r a retoma, com custos orçamentai­s futuros mais importante­s”, escrevem.

Para os dois economista­s, a equação é difícil, dado que, para os Governos tratar-se de estimular as economias afectadas pela crise sanitária sem que as suas dívidas se tornem insustentá­veis.

No total, os Governos gastaram perto de 11 mil milhões de dólares em ajudas a famílias e empresas afectadas pela paralisaçã­o económica que resultou do confinamen­to decretado para conter a pandemia da Covid-19.

Nesta altura, “muitos Governos aproveitam os níveis historicam­ente baixos dos custos de empréstimo­s” e as taxas de juro devem permanecer nesses níveis “durante bastante tempo”, notam Gita Gopinath e Gaspar, ex-ministro das Finanças português.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola