Jornal de Angola

Chefe de Estado dissolve o Tribunal Constituci­onal

-

O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, anunciou a dissolução do Tribunal Constituci­onal, decisão interpreta­da pela imprensa local e pela AFP como uma tentativa de acalmar a agitação civil que provocou a morte de sete pessoas, no sábado.

O tribunal estava no centro da controvérs­ia depois de ter anulado os resultados provisório­s das eleições parlamenta­res, em Março.

O Presidente, conhecido como IBK, anunciou, ainda, que admite repetir a votação em áreas do país onde os resultados ainda são contestado­s, mas crescem os pedidos para que renuncie ao cargo de Chefe de Estado.

Os opositores têm expressado nas ruas o descontent­amento com a maneira como o Presidente da República lidou com o longo conflito jihadista no Mali, agravado pela crise económica e a disputa sobre o resultado das eleições.

A polícia terá feito cerca de uma centena de detenções durante os distúrbios, de acordo com o Primeiro-Ministro, Boubou Cissé, que foi reconduzid­o no cargo pelo Presidente em 11 de Junho. Observador­es temem que os funerais desencadei­em novos confrontos.

O Chefe de Estado também reconheceu que os protestos de sábado criaram "fatalidade­s", mas disse não ter conhecimen­to de mais pormenores e que aguardará pela investigaç­ão em curso. Já o imã Mahmoud Dicko partilhou, ontem, um vídeo nas redes a apelar à calma junto dos seus simpatizan­tes, isto após dois dias de protestos sangrentos em Bamako.

Os malianos foram às urnas para escolher os novos membros do Parlamento em plena pandemia provocada pelo novo coronavíru­s, em 29 de Março, poucos dias depois de um líder da oposição ter sido raptado junto com membros da comitiva eleitoral. A afluência às urnas rondou apenas os 35 por cento.As mais recentes concessões de IBK surgem como uma resposta aos manifestan­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola