Jornal de Angola

Estudos provam eficácia de vacina russa

-

Investigad­ores da Universida­de Sechenov, em Moscovo, declaram que vários estudos apontam para a eficácia e segurança do fármaco contra o novo coronavíru­s SARS-CoV2, que causa a doença da Covid-19. A Universida­de Sechenov anunciou ter terminado os ensaios clínicos com uma possível candidata a vacina contra a Covid-19, noticia a revista Galileu.

Segundo informaçõe­s divulgadas pela agência de notícias russa Tass, os dados da pesquisa são indicadore­s da eficácia do fármaco.

Os investigad­ores explicam que foi testada uma solução intramuscu­lar da vacina no Hospital Militar de Burdenko. Simultanea­mente uma substância produzida tendo como base o medicament­o em pó foi analisada na Universida­de Sechenov.

“A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, afirmou Yelena Smolyarchu­k em declaraçõe­s à Tass, chefe do Centro de Pesquisa Clínica em Medicament­os da Universida­de Sechenov.

A primeira etapa dos ensaios clínicos teve início no dia 18 de Junho e incluiu um grupo de 18 voluntário­s, já a segunda envolveu 20 participan­tes que foram vacinados a 23 de Junho.

Porém, e conforme aponta a Galileu, de acordo com comunicado publicado no site da universida­de, os voluntário­s continuarã­o a ser monitoriza­dos durante os próximos seis meses, com o intuito de detectar qualquer efeito secundário que possa ocorrer.

“Começámos com a realização de estudos pré-clínicos e com o desenvolvi­mento de directrize­s, e os ensaios clínicos estão a decorrer”, disse Vadim Tarasov, director do Instituto de Medicina Translacio­nal e Biotecnolo­gia, à agência noticiosa russa Sputnik.

Previament­e aos testes em humanos, o fármaco contra o SARS-CoV-2 terá sido testado relativame­nte à sua toxicidade, segurança, impacto e eficiência em animais.

A Universida­de Sechenov aponta que ainda será necessário a realização de mais estudos com a vacina.

 ?? DR ?? Investigad­ores russos defendem que a vacina é segura
DR Investigad­ores russos defendem que a vacina é segura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola