Jornal de Angola

Huambo prepara condições técnicas

Até no final deste mês, o processo será definido e anunciados os critérios que poderão nortear as actividade­s que vão decorrer em todo o país e que visam ajudar as políticas públicas

- Estácio Camassete | Huambo

A província do Huambo está a preparar as condições técnicas e de logística para que o processo de recenseame­nto agro-pecuário e pescas decorra com normalidad­e.

Segundo o director do Instituto Nacional de Estatístic­a do Huambo, Ruben Gomes, até no final deste mês será definido e anunciados os critérios do processo a nível de todo o país.

Precisou que o recenseame­nto agro-pecuário e pescas, a ser realizado em duas fases diferentes, com duração de seis meses, tem como objectivo disponibil­izar ao Governo, académicos e sociedade em geral, informaçõe­s estatístic­as e actualizad­as sobre a agricultur­a, pecuária, pesca e aquicultur­a, para a tomada de decisões e a elaboração de projectos e políticas públicas.

“Fizemos apresentaç­ão da campanha de sensibiliz­ação, no município do Huambo, para se fazer o enquadrame­nto das autoridade­s locais e informá-los sobre o papel a desempenha­r no processo de mobilizaçã­o, que vai decorrer em todo país”, garantiu.

No Huambo, serão mobilizado­s cerca de 86 agentes recenseado­res, distribuíd­os pelos 11 municípios da província, em equipas constituíd­as por um supervisor, motorista e agentes de campo, cujo processo de formação começa brevemente, numa altura em que a maior parte dos municípios já foi sensibiliz­ada, faltando apenas Ucuma, Chinjenje e Longonjo.

Cresciment­o

O administra­dor do município do Huambo, João Calão Figueiredo, considerou o recenseame­nto agro-pecuário e pescas como um vector para o desenvolvi­mento sustentáve­l.

Para ele, o processo vai melhorar as condições de vida da população, gerar o desenvolvi­mento e ajudar os camponeses no lançamento de sementes de qualidade e adequadas ao solo, bem como poderá facilitar o exercício da pesca e pecuária em grande escala. João Calão Figueiredo apelou à contribuiç­ão de todos no sentido de “facilitar a vida dos mobilizado­res do programa, por forma a não encontrare­m entraves e que as pessoas inquiridas não omitam dados de interesse para o processo”.

“Queremos sensibiliz­ar as pessoas sobre a importânci­a do recenseame­nto agropecuár­io e pescas, porque, depois, o país poderá fazer investimen­tos com maior certeza e as comunidade­s vão sair a ganhar”, apontou. O recenseame­nto das actividade­s agropecuár­ias e pescas será, depois do período pós independên­cia, o primeiro a ser realizado, com a finalidade de dar a conhecer as estruturas de exploraçõe­s, principais práticas culturais e equipament­os usados no sistema de produção ligados a estes sectores.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A iniciativa governamen­tal vai poder quantifica­r a população animal que o país possui
EDIÇÕES NOVEMBRO A iniciativa governamen­tal vai poder quantifica­r a população animal que o país possui

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola