Jornal de Angola

Produção interna garante mercado

-

A capacidade nacional de produção de sabonete em líquido do país está estimada, até ao momento, em seis milhões, quatrocent­os e setenta e sete mil litros/ano, sendo que há em armazém uma quantidade de 365 mil litros.

De acordo com os dados do Ministério da Economia e Planeament­o, através do programa “Minuto da produção nacional”, dentre os maiores produtores nacionais de sabonete em líquido a Huilux, de Benguela, afirma-se com 221 mil litros/ano e um armazename­nto de três mil entre as referência­s. Já em Luanda, há três empresas com níveis de produção notáveis, pois juntas totalizam 116 mil litros/ano e uma capacidade de stock de 71 mil litros.

Descrimina­damente, a Prometeus tem uma produção estimada em 60 mil litros/ano e igual capacidade de armazename­nto. Já a Alverde apresenta-se com 50 mil litros/ano de produção e dez mil de reservas. A G-Medical, por sua vez, produz 6.000 litros/ano e em stock a capacidade de reter 1.000 litros.

A promoção dos produtores nacionais e da capacidade de oferta local de bens e serviços é parte da estratégia do Governo de redução da dependênci­a externa, com consequênc­ia directanab­aixadasact­uaisaltas taxas de importação e aplicação de divisas.

O Ministério da Economia e Planeament­o desenvolve um amplo programa de promoção das exportaçõe­s e diminuição das importaçõe­s ao que designou PRODESI e elegeu 54 produtos.

Os referidos produtos têm na banca linha de financiame­nto aberto, sendo que as instituiçõ­es foram também obrigadas a dispensar parte de suas reservas para o crédito à produção nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola