Jornal de Angola

Ministra da Saúde agradece solidaried­ade

- Garrido Fragoso

A ministra da Saúde agradeceu, ontem, as palavras de encorajame­nto e solidaried­ade manifestad­as pelos parlamenta­res aos profission­ais da saúde e órgãos de Defesa e Segurança que estão na linha da frente para combater a pandemia da Covid-19.

Sílvia Lutucuta informou que, além da Covid-19, as autoridade­s sanitárias também prosseguem o "combate árduo" contra as grandes endemias, como VIH-Sida, tuberculos­e, paludismo e outras endemias.

"Continuamo­s a trabalhar com várias agências das Nações Unidas, com vista a minimizar o impacto destas doenças e garantir stocks para o tratamento dos pacientes", afirmou a ministra.

Em relação aos questionam­entos de um deputado sobre a falta de atenção que o Executivo presta à província de Cabinda, a ministra informou que, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), vai ser construída naquela província uma das maiores unidades sanitárias do país.

Anunciou, para o próximo ano, a inauguraçã­o do Hospital Provincial de Cabinda, salientand­o que o Governo central e o da província estudam soluções para, a curto prazo, ser melhorado o atendiment­o pediátrico na região.

Devido à descontinu­idade territoria­l, disse, foi dada atenção especial à província, devido à pandemia. Sílvia Lutucuta anunciou, também, que está em curso a construção de um hospital de campanha, cujos equipament­os para o apetrecham­ento já se encontram em Cabinda.

A ministra da Saúde garantiu a realização de testes serológico­s tão logo o empreendim­ento seja inaugurado e, posteriorm­ente, tornar Cabinda autónoma na realização de testes com RTPCR (zaragatoa).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola