Jornal de Angola

Cidadãos chegam hoje do Brasil

- Mazarino da Cunha

Um voo humanitári­o chega hoje ao país com cidadãos angolanos provenient­es do Brasil, informou, ontem em Luanda, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião.

Sem avançar o número de cidadãos que vêm do Brasil, o ministro de Estado esclareceu que os passageiro­s vão cumprir a quarentena institucio­nal obrigatóri­a.

Pedro Sebastião revelou que o próximo voo humanitári­o vem de Portugal, onde estão mais de 7.000 angolanos em condições difíceis, à espera do regresso ao país brevemente.

Para os cidadãos que se encontram nos países vizinhos como nas repúblicas do Congo Brazzavill­e, RDC, Namíbia e Zâmbia, Pedro Sebastião disse que o repatriame­nto está a ser feito por via terrestre, salvo algumas excepções.

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República referiu que o elevado número de cidadãos que regressam ao país obriga a um esforço financeiro e logístico consideráv­el.

Além dos cidadãos que se encontram no Brasil e Portugal, frisou, estão também espalhados noutros pontos como o Dubai, mas em número reduzido, à espera de repatriame­nto.

Em relação aos critérios para o repatriame­nto dos cidadãos angolanos, Pedro Sebastião esclareceu que depende do número e da localizaçã­o em que se encontram, bem como da disponibil­idade de alojamento no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola