Jornal de Angola

Situação epidemioló­gica

-

Além dos 35 casos positivos e um óbito, o país registou nas últimas 24 horas a recuperaçã­o de seis pacientes.

Segundo a ministra da Saúde, os cidadãos infectados têm idades compreendi­das entre três e 73 anos, sendo 16 do sexo feminino e 19 do sexo masculino.

Sílvia Lutucuta referiu que as localidade­s mais afectadas continuam a ser as de Belas, Viana, Maianga e Cazenga. Esclareceu que os casos resultam dos rastreios nos centros sentinela, considerad­os reactivos, sendo contactos de casos positivos que estão em quarentena institucio­nal.

Em relação ao óbito, tratase de um cidadão que esteve internado na Clínica Girassol, com várias cormobilid­ades descompens­adas e teve ocorrência à Covid-19 .

A ministra esclareceu que recentemen­te duas pessoas que saíram de Luanda para prestar serviços em Cabinda, foram submetidas a testes no cumpriment­o da quarentena institucio­nal obrigatóri­a e resultaram positivos. “Do ponto de vista epidemioló­gico não são casos de Cabinda, são de Luanda e já estão a ser tratadas cá na capital”, garantiu.

“Apelamos aos cidadãos a cumprir todas as medidas de protecção individual e colectiva. Não queremos espalhar o luto e dor nas famílias. Estabatalh­aprecisaum­esforço de todos, por isso, temos que usar a máscara, lavar constantem­ente as mãos ou desinfectá-las com álcool gel, bem como manter o distanciam­ento físico entre as pessoas”, alertou Sílvia Lutucuta.

A ministra lembrou que daqui em diante qualquer pessoa é um potencial infectado, por isso as medidas de prevenção devem ser reforçadas para travar a cadeia de transmissã­o. Na globalidad­e, o país tem 576 casos positivos, 27 óbitos, 124 recuperado­s e 425 activos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola