Jornal de Angola

Cabinda impõe cerca sanitária em algumas zonas da cidade

A medida é aplicada na sequência do surgimento de dois casos suspeitos da pandemia da Covid-19 na cidade

- Bernardo Capita | Cabinda

O bairro 4 de Fevereiro, em Cabinda, concretame­nte a zona de Tchinzembo, num perímetro de cerca mil metros quadrados, e o bloco A do Hospital 28 de Agosto, estão sob cerca sanitária desde as 18 horas de terçafeira, depois de terem sido detectados dois casos suspeitos da Covid-19 naquelas áreas, durante testes rápidos a 195 pessoas, anunciou o coordenado­r da Comissão Provincial de Prevenção e Combate à doença.

Segundo Miguel Oliveira, os suspeitos são um homem de 57 anos, residente em Cabinda, e uma mulher de 45 anos, provenient­e da RDC e que violou a cerca sanitária.

“Os dois testes deram positivos através dos reactivos IGM. Faltam agora os resultados dos testes de biologia molecular, cujas amostras já se encontram no Instituto Nacional de Investigaç­ão de Saúde (INIS), em Luanda, para o diagnóstic­o final”, disse Miguel Oliveira.

“Os dois indivíduos estão em quarentena no Hospital Provincial de Cabinda, numa área específica para o tratamento de pacientes com a Covid-19”, informou, acrescenta­ndo que diante deste quadro, teve que se estabelece­r um cordão sanitário nas referidas áreas. O coordenado­r da Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19 disse que, enquanto durar a cerca sanitária, as autoridade­s policiais e sanitárias não vão permitir a entrada e a saída de pessoas nos perímetros vedados.

Miguel Oliveira, que desempenha as funções de vice-governador, frisou que a cerca sanitária “só será levantada se, eventualme­nte, os resultados provenient­es do INIS forem negativos, caso contrário as medidas serão agravadas”. Miguel Oliveira garantiu que as autoridade­s sanitárias da província “estão a acompanhar a situação com muita atenção e a incrementa­r as medidas de vigilância epidemioló­gica” .

Segundo Miguel Oliveira, os suspeitos são um homem de 57 nos, residente em Cabinda, e uma melher de 45 anos, provenient­e da RDC e que violou a cerca sanitária

 ??  ?? Caso suspeito da pandmia obriga autoridade­s a impor cerca sanitária em Tchinzembo
Caso suspeito da pandmia obriga autoridade­s a impor cerca sanitária em Tchinzembo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola