Jornal de Angola

A defesa dos direitos humanos e o papel da sociedade civil

-

Os direitos humanos são um tema que continua a preocupar Estados, que até criaram em muitos casos departamen­tos ministeria­is para cuidarem da defesa da dignidade da pessoa humana, nas suas múltiplas dimensões.

As sociedades estão hoje muito atentas a actos que ofendem os direitos humanos, sobretudo os que são praticados por órgãos estatais, que, em casos de abuso de poder, podem violar leis que protegem direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

A luta pela defesa dos direitos humanos tem sido cada vez mais intensa no mundo, havendo organizaçõ­es internacio­nais com órgãos especialme­nte encarregad­os de criar mecanismos que evitem que haja acções que constituam um perigo para um bem fundamenta­l, a vida.

Angola tem um departamen­to ministeria­l que está envolvido na implementa­ção da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos, aprovada em Abril último. Trata-se do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que tem a grande responsabi­lidade de velar pela execução de políticas públicas viradas para a defesa efectiva dos direitos das pessoas.

O Estado de Angola, ao tomar a iniciativa de criar mecanismos para que sejam os angolanos a avaliar, denunciar e corrigir, eles próprios, situações em matéria de direitos humanos, significa que os governante­s do nosso país estão empenhados em mudar muita coisa que pode andar mal ao nível da defesa da dignidade da pessoa humana, em que se baseia a nossa República.

Um governante do nosso país destacou o facto de os direitos humanos terem sido elevados à categoria de "questão de segurança nacional "em Angola. Francisco Queiroz, ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, sublinhou que a questão dos direitos humanos é acompanhad­a pelo Conselho de Segurança Nacional, presidido pelo Presidente da República.

Ele que falava sobre a situação dos direitos humanos no país, na 66ª sessão ordinária da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, assegurou que a defesa da dignidade da pessoa humana em Angola é garantida por comités instalados nas dezoito províncias, cuja acção se estende em todas as comunas e localidade­s do país. Neste processo em defesa dos direitos humanos, um papel decisivo deve ser desempenha­do pela sociedade civil, que pode dispor de informaçõe­s necessária­s para uma rápida intervençã­o dos poderes públicos, no sentido de uma protecção efectiva de cidadãos que sejam vítimas de abusos de diversa natureza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola