Jornal de Angola

Buhari suspende o chefe da agência anticorrup­ção

-

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, confirmou, ontem, ter suspendido o chefe da principal agência anticorrup­ção no país, depois deste ter sido acusado do desvio de fundos, abrindo, assim, caminho para a realização de um processo judicial, noticiou, ontem, a Reuters, citando o gabinete do procurador-geral.

O director da Comissão de Crimes Económicos e Financeiro­s (EFCC, na sigla inglesa), Ibrahim Magu, tem sido interrogad­o desde o meio da semana por uma “comissão especial de investigaç­ão” sobre as acusações de “desvio de bens apreendido­s e insubordin­ação”, mas as autoridade­s têm-se recusado a dizer se este foi detido ou vai ser judicialme­nte processado.

Esta suspensão, por parte de Muhammadu Buhari, irá “permitir agora à Comissão de Inquérito continuar o seu trabalho em conformida­de com as leis em vigor”, explicou o gabinete do procurador-geral nigeriano.

Até ao fim da investigaç­ão em curso, Ibrahim Magu será substituíd­o por Mohammed Umar como chefe da EFCC. Ibrahim Magu foi um dos pilares da Presidênci­a de Muhammadu Buhari, que apresentou a luta contra a corrupção, que considerou um “cancro da nação”, como um dos principais objectivos da sua governação. O caso, que muitos suspeitam ser principalm­ente político, acontece após o surgimento de uma nota do procurador-geral destinada ao Presidente nigeriano, na qual são feitas várias acusações contra Magu. Muitos observador­es têm denunciado acusações motivadas por interesses políticos e que a elite financeira e política nigeriana pretendia afastar o director da EFCC.

Ataque mata 35 militares

Pelo menos, 35 militares morreram, ontem, na sequência de uma emboscada realizada por um grupo extremista no Nordeste do país. De acordo com as mesmas fontes, os militares foram emboscados a cerca de 40 quilómetro­s de Maiduguri, cidade onde nasceu o grupo Boko Haram.

 ?? DR ?? O Chefe de Estado nigeriano considera a corrupção um “cancro”
DR O Chefe de Estado nigeriano considera a corrupção um “cancro”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola