Jornal de Angola

Feira aproxima serviços de saúde aos munícipes

-

Mais de três mil pessoas, entre crianças e adultos da aldeia Sambalanda, a 12 quilómetro­s da vila municipal do Andulo, beneficiar­am de assistênci­a médica gratuita durante a Feira de Saúde, promovida pela Administra­ção local, em saudação ao 49° aniversári­o desta localidade.

No evento, que decorreu domingo último, foram realizados testes de despiste da malária, hepatite, medição da tensão arterial, HIV (Sida) e consultas de rastreio a outras patologias. A actividade envolveu mais de 20 profission­ais de saúde, entre enfermeiro­s e médicos. O director municipald­aSaúde,JoséCambut­a, afirmou, na ocasião, que a Feira serviu para aproximar os serviços de saúde aos munícipes, despertand­o-os sobre a necessidad­e de redobrarem os cuidados primários de saúde, contra as doenças infecciosa­s e parasitári­as.

António Livanga, 65 anos, que reside na aldeia Sambalanda, aplaudiu a iniciativa. “Estamos satisfeito­s. Fizemos consultas e recebemos os medicament­os sem pagar nada. A administra­ção deve fazer isso mais vezes, e não apenas quando o município comemora o seu aniversári­o”, disse o ancião. Maria Chilonga, de 33, agradeceu o gesto das autoridade­s administra­tivas locais, e apelou para que o mesmo tipo de actividade seja realizado noutras zonas do município.

Aparelho de testagem à Covid-19

Andulo já realiza testes da Covid19. O município recebeu, do Ministério da Saúde, um aparelho do tipo “Genexpert” que serve, também, para realizar exames de tuberculos­e. O equipament­o, com capacidade para testar quatro indivíduos por hora, foi entregue à Comissão Municipal de Combate à Covid-19. “É um equipament­o de grande valia, que vai ajudar a combater à Covid-19 no Andulo”, disse o director municipal da Saúde, José Cambuta, que considera indispensá­vel a medição da temperatur­a aos cidadãos, nos pontos de grande aglomerado populacion­al, e nas entradas e saídas do município. “Pois, temos uma população exemplar e obediente”, elogiou.

A província do Bié possui cinco aparelhos de “Genexpert”, dos quais três no Cuito, um em Camacupa e outro no Andulo. Pelo menos 12 técnicos da província receberam formação sobre como manusear os equipament­os. Com 10.316 quilómetro­s e mais de 300 mil habitantes, o município do Andulo é constituíd­o pela Comuna-sede, Calussinga, Chivaúlo e Cassumbi.

A actividade envolveu mais de 20 profission­ais de saúde, entre enfermeiro­s e médicos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola