Jornal de Angola

Reservas líquidas garantem 11 meses de importaçõe­s

-

As reservas internacio­nais líquidas do país cobrem, actualment­e, cerca de 11 meses de importaçõe­s, em função das medidas que vêm sendo adoptadas pelo Executivo, sobretudo de incentivo à produção nacional, afirmou, ontem, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

José de Lima Massano anunciou o facto quando respondia às preocupaçõ­es dos deputados sobre uma série de questões relativas à política monetária e cambial, no âmbito da revisão do OGE deste ano.

"Em termos de equilíbrio das contas externas, vamos com as reservas internacio­nais líquidas em cerca de 10,2 mil milhões de dólares", informou o governador do Banco Central, salientand­o que os números relativos às reservas internacio­nais estão disponívei­s no portal do BNA e são actualizad­os diariament­e.

"Todos os dias o BNA informa à sociedade sobre a evolução das reservas internacio­nais líquidas do país", declarou José de Lima Massano. O governador do BNA garantiu que a instituiçã­o vai continuar a conduzir a política monetária com pragmatism­o e realismo, de modo a manter o ritmo de cresciment­o de preços na economia.

Para este ano, disse, está prevista uma inflação de 25 por cento, com algumas correcções que poderão ser efectuadas devido ao contexto actual do país.

Entre Fevereiro e Abril, acrescento­u, o país registou um "ritmo acentuado" de cresciment­o dos preços, salientand­o que desde Junho continuam a subir, mas a um ritmo mais leve.

Prometeu continuar a conduzir a política monetária no sentido de eliminar os desequilíb­rios que as contas externas vinham apresentan­do.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola