Jornal de Angola

Novo centro de saúde

-

Ainda no âmbito do PIIM, o administra­dor distrital confirmou ao Jornal de Angola que está prevista a construção de um centro de saúde de referência, na localidade. Celsio de Carvalho disse que a única ambulância que circulava na zona avariou, e há escassez de materiais de biossegura­nça para a prevenção e combate à Covid-19.

Apesar disso, lembrou que existem outras medidas, dentre elas a criação de uma equipa de gestão para dar resposta ao surgimento de eventuais casos da pandemia no distrito, bem como a formação de Agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitário (ADECOS) que vão sensibiliz­ar os munícipes sobre a necessidad­e de observação das medidas de prevenção.

De acordo com o responsáve­l, à falta de médicos acresce as preocupaçõ­es que os moradores enfrentam há anos. Segundo apurou o Jornal de Angola, as unidades sanitárias da circunscri­ção funcionam dentro da normalidad­e, como são os casos do Centro de Saúde da Paz, que congrega todos os serviços primários de saúde, e o posto do Compão.

No distrito, o sector da saúde conta com um total de 17 enfermeiro­s, 67 técnicos de diagnóstic­o, um médico, duas lavadeiras, três cozinheira­s, quatro empregadas de limpeza e um jardineiro.

Com uma extensão territoria­l de 9,598 quilómetro­s quadrados, o Distrito Urbano 11 de Novembro foi criado à luz do Decreto Presidenci­al nº 18/16 de 17 de Outubro. A sua população, estimada em 198.833 habitantes, está distribuíd­a pelos bairros da Mabor, Cardoso, Cândua, Mulemba, KM 14, Kawelele, Compão e Bandeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola