Jornal de Angola

Secretária de Estado abordou perigo do tráfico de seres humanos

- Arcângela Rodrigues

A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, realçou, ontem, em Luanda, a importânci­a do papel dos profission­ais de saúde e assistente­s sociais na identifica­ção de eventuais vítimas de tráfico de seres humanos.

Ana Celeste Januário, que discursava na abertura de uma palestra sobre o “Tráfico de seres humanos em Angola”, dirigida a profission­ais da saúde e assistente­s sociais, disse que aqueles profission­ais mais facilmente conseguem identifica­r, nas vítimas, casos de tráfico.

A secretária de Estado afirmou que o tráfico de seres humanos é uma ameaça à segurança nacional e internacio­nal, pois envolve acções muito sofisticad­as, nas quais os criminosos, para atingirem os seus objectivos, manipulam as vítimas com promessas enganosas e actuam de forma cruel.

Ana Celeste Januário revelou que as formas mais frequentes de tráfico são exploração sexual, trabalho infantil e doméstico e a remoção de órgãos.

A exploração sexual, revelou, representa 59 por cento do tráfico de seres humanos a nível mundial. “Estima-se que, no mundo, milhares de pessoas estejam no circuito do tráfico de seres humanos. Este crime movimenta mais de 20 milhões de dólares por ano”, sublinhou.

O facto de alguém se aproveitar da situação de vulnerabil­idade de outra pessoa, sobretudo de mulheres e crianças, auferindo lucros, torna o tráfico de seres humanos um fenómeno desumano que exige o envolvimen­to de todas as nações, defendeu.

A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania fez saber que, no âmbito do combate ao tráfico de seres humanos, o país trabalha no domínio da prevenção, entre outras acções realizadas pela Comissão Interminis­terial de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Ana Celeste informou que Angola aderiu à base de dados da SADC e à campanha “coração azul”. Este é o segundo ano que o país participa na campanha.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado para os Dreitos Humanos e Cidadania
SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO Secretária de Estado para os Dreitos Humanos e Cidadania

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola