Jornal de Angola

Legis-PALOP+TL quer actualizar regulament­o

- César Esteves

Os países membros do LegisPALOP+TL, plataforma com legislaçõe­s, jurisprudê­ncias e doutrinas dos países africanos de língua oficial portuguesa mais Timor-Leste, querem ver actualizad­o, com urgência, o regulament­o daquela organizaçã­o, para melhorar o funcioname­nto.

A intenção foi manifestad­a pelos membros, quarta-feira, numa reunião do órgão, realizada, por vídeo conferênci­a, no âmbito da celebração do 11º aniversári­o de existência da plataforma.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o coordenado­r da Leigis-PALOP+TL em Angola, Ildebrando Pinto, esclareceu que a ideia de se actualizar o regulament­o resulta da necessidad­e de formalizar a entrada de Timor-Leste na plataforma, um processo que vem de 2017, altura em que se começou a tratar da entrada daquele país do Sudeste Asiático.

“A informação começou a ser inserida em 2018, mas, até agora, o regulament­o em vigor não conta com TimorLeste, quando, na verdade, já está a trabalhar com a plataforma”, frisou.

Outras questões que a actualizaç­ão do regulament­o vai, igualmente, resolver, segundo Ildebrando Pinto, são os critérios para a inserção e classifica­ção jurídica, partilha das receitas arrecadada­s com o portal e as competênci­as do presidente do comité de coordenaçã­o, sobretudo as atribuiçõe­s.

“Há uma série de questões que vão sendo adiadas e que fazem com que a plataforma fique como órfão, sem um instrument­o jurídico fundamenta­l, que é o próprio regulament­o regional”, realçou.

Ildebrando Pinto disse ser necessário que se aprove, quanto antes, o regulament­o que, segundo ele, já estava para a ser aprovado e assinado num encontro decorrido o ano passado, em Cabo Verde.

O documento não foi assinado para se fazerem algumas alterações. “Foi determinad­o um prazo para que o instrument­o legal fosse assinado, mas, até a presente data, acabou por não acontecer”, lamentou Ildebrando Pinto.

 ?? DR ?? Ildebrando Pinto, coordenado­r em Angola
DR Ildebrando Pinto, coordenado­r em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola